Brasil, 26 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Adolescente desaparecida em Ibitinga é encontrada em Barueri

Após cinco dias, jovem de 13 anos foi resgatada em casa de suspeito em Barueri.

Uma adolescente de 13 anos, que desapareceu há cinco dias em Ibitinga, interior de São Paulo, foi encontrada na última quinta-feira (25) na casa de um homem de 22 anos em Barueri. O caso gerou grande repercussão e mobilizou as autoridades após a família da jovem registrar o boletim de ocorrência. O suspeito foi preso sob a acusação de estupro de vulnerável.

Desaparecimento e busca

De acordo com a delegada Ana Flávia Mussi, responsável pelo caso, a jovem saiu da casa de sua avó em Ibitinga no dia 20 de setembro, por volta das 13h20, com a intenção de ir a uma farmácia. No entanto, ao não retornar, a família se preocupou e, no dia seguinte, o tio da garota registrou um boletim de desaparecimento. Relatos de testemunhas indicaram que a última vez que foi vista foi entrando em um carro branco, na rua Prudente de Moraes.

A polícia começou a investigar o caso e os familiares suspeitavam que o desaparecimento estivesse relacionado a um possível envolvimento amoroso. Informações extraídas do celular da adolescente, que foi mantido sob controle da mãe como forma de “castigo”, indicaram que ela estava se comunicando com pessoas desconhecidas. Um motorista de aplicativo também se apresentou como testemunha e relatou que recebeu um pedido para levar a adolescente até a rodoviária de Osasco, uma corrida que custou mais de R$ 1 mil e que teria sido paga com dinheiro que ela retirou de sua avó.

Localização e prisão do suspeito

A partir das informações coletadas, a Polícia Civil conseguiu identificar o suspeito e solicitou à Justiça a prisão temporária dele, bem como um mandado para busca e apreensão na residência dele. Na manhã de quinta-feira, as autoridades localizaram o homem e a adolescente em uma casa em Barueri. Ela foi resgatada e devolvida à família.

Implicações legais e depoimentos

O crime de estupro de vulnerável é considerado independentemente do consentimento da vítima, uma vez que a jovem tinha apenas 13 anos. O motorista de aplicativo, que levou a garota, foi ouvido pela polícia e liberado, tendo alegado que foi induzido ao erro, principalmente por conta de dados falsos fornecidos pelo suspeito e pelo fato de a adolescente aparentar ser mais velha.

Apoio e prevenção

Esse caso levanta preocupações sobre a segurança dos jovens na internet e a importância de conversas abertas entre pais e filhos sobre os riscos de se relacionar com pessoas desconhecidas. Especialistas em segurança infantil sugerem que os pais monitorizem as interações online de seus filhos e mantenham um diálogo constante para que se sintam confortáveis em relatar situações suspeitas ou desconfortáveis.

Além disso, é essencial que a sociedade e as autoridades se mobilizem para criar ambientes mais seguros tanto no mundo real quanto no virtual. Através de campanhas educativas e maior sensibilização sobre os perigos do grooming e outras formas de abuso online, espera-se que casos como este se tornem cada vez mais raros.

Considerações finais

A recuperação da adolescente é um alívio para sua família e amigos, mas o caso enfatiza a necessidade urgente de vigilância em relação ao bem-estar dos jovens em tempos de crescente interação digital. Medidas de prevenção e educação são fundamentais para que episódios trágicos como este não se repitam.

Para mais informações sobre segurança na internet e como proteger seus filhos, você pode acessar recursos dedicados à educação e prevenção de abusos online.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes