Não deu para o São Paulo. Nesta quinta-feira (25), o Tricolor não conseguiu superar o resultado obtido pela LDU na partida de ida, disputada em Quito, e foi eliminado da edição de 2025 da Libertadores nas quartas de final.
Neste jogo de volta, realizado no Morumbi, a equipe paulista voltou a ser derrotada pelo time equatoriano, desta vez, por 1 a 0. Com isso, o agregado ficou em 3 a 0 para os “Albos”.
O gol da classificação da Liga Deportiva Universitaria saiu na reta final do primeiro tempo. Em um contra-ataque de um escanteio são-paulino, Jeison Medina não tomou conhecimento da indecisão de Damián Bobadilla, superando o paraguaio e ficando cara a cara com Rafael, estufando as redes.
A equipe comandada pelo técnico Hernán Crespo chegou a balançar as redes nesta noite em duas oportunidades. Na primeira, Luciano recebeu de Dinenno e colocou a bola para dentro, mas o gol foi anulado devido ao impedimento. Na segunda, Pablo Maia aproveitou um rebote e acertou um belo chute de fora da área, porém, o jogo já estava paralisado por um choque envolvendo o goleiro Gonzalo Valle.
No primeiro encontro, o Soberano havia sido derrotado por 2 a 0, com os gols marcados pelo meio-campista Bryan Ramírez e pelo atacante Michael Estrada.
Impacto da eliminação e próximos passos do São Paulo
Com a classificação da LDU, o São Paulo é impedido de ter um novo clássico paulista na Libertadores, já que o time equatoriano enfrentará o Palmeiras, que avançou ao superar o River Plate com duas vitórias em suas partidas.
Do outro lado da chave, o Racing aguarda o vencedor do confronto entre Estudiantes de La Plata e Flamengo, onde o time de Avellaneda já eliminou o Vélez Sarsfield nas quartas de final. No jogo de ida, o Flamengo superou seu adversário por 2 a 1 e agora busca segurar a vantagem em solo argentino.
Semifinais e o futuro do Tricolor
As semifinais da Libertadores de 2025 acontecerão entre os dias 21 e 30 de outubro. As datas e horários de cada confronto ainda não foram definidos pela Conmebol.
Fora da competição continental, o São Paulo busca uma vaga na próxima edição do torneio através do Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe ocupa a sétima colocação, com 35 pontos somados em 24 partidas disputadas.
Na próxima segunda-feira (29), o Tricolor volta a campo pela competição nacional. Às 20h (horário de Brasília), o Soberano enfrentará o Ceará no Castelão, onde buscará a recuperação e a chance de se aproximar do G-4 na tabela, garantindo assim um sonho maior de voltar à Libertadores no próximo ano.