Brasil, 24 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Loteria Municipal de Campinas deve começar a operar em 2026

A Prefeitura de Campinas antecipa o lançamento da Loteria Municipal, previsto para o segundo semestre de 2026.

A Prefeitura de Campinas, localizada no interior de São Paulo, está se preparando para o lançamento da Loteria Municipal (Locamp), com previsão de início de operação no segundo semestre de 2026. A nova loteria foi criada por lei e, atualmente, três empresas estão habilitadas para apresentar estudos e propostas para sua implementação. A escolha da empresa que irá operar o sistema deve ocorrer em outubro deste ano.

O que a Locamp oferecerá?

A Locamp terá a capacidade de explorar diversas modalidades lotéricas, conforme permitido pela legislação brasileira. Isso inclui jogos populares como raspadinhas, loterias de aposta (como Mega-Sena, Lotofácil e Quina), além de modalidades esportivas, como a Timemania.

Dos valores arrecadados com a Locamp, 13% serão destinados à Prefeitura de Campinas, enquanto o restante, após as despesas de manutenção, será lucro da empresa vencedora da concessão. “Foi estabelecido que 12% dos recursos destinados à prefeitura irão para as secretarias de Assistência Social, Esportes e Lazer, e Cultura e Turismo, enquanto 1% ficará com a Secretaria de Finanças do município”, explicou Aurílio Caiado, secretário da pasta de Finanças.

Etapas para a implementação da Loteria Municipal

O processo de criação da Loteria Municipal começou com a sanção da lei que permitiu sua formação em junho de 2024. Em agosto de 2025, a prefeitura confirmou que três empresas estavam aptas a apresentar estudos e levantamentos de viabilidade, num processo que pretendia garantir a idoneidade e a capacidade técnica e financeira das empresas selecionadas.

Após a avaliação, duas das empresas candidatas foram desabilitadas por não apresentarem a documentação exigida. A proposta final será submetida à análise e, a partir de então, apenas uma empresa receberá a concessão, operando como “Sociedade de Propósito Específico” (SPE).

Expectativas para arrecadação e impacto social

Embora a prefeitura tenha grandes expectativas com a Locamp, não há uma previsão de arrecadação imediata a partir da loteria municipal. No entanto, a expectativa é que a nova modalidade traga recursos significativos para a cidade, especialmente nas áreas sociais e culturais.

Fica claro que a administração pública está atenta para garantir requisitos de idoneidade e viabilidade, essenciais para a confiança dos cidadãos no novo sistema. A implementação da Locamp poderá não só oferecer uma nova forma de jogo, mas também um suporte financeiro significativo para importantes iniciativas sociais em Campinas.

Próximos passos e considerações finais

Com a definição da empresa prevista para outubro, a expectativa é de que a Locamp comece suas operações no segundo semestre de 2026, oferecendo aos cidadãos de Campinas novas oportunidades de entretenimento e uma alternativa de geração de receita para o município.

Em meio às incertezas econômicas que o país atravessa, iniciativas como a Locamp podem representar um respiro financeiro, promovendo o desenvolvimento de projetos nas áreas de assistência social, esportes e cultura, essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população campineira.

À medida que se aproxima a data de escolha da operadora da Loteria Municipal, a cidade permanece em expectativa, torcendo para que este novo projeto traga benefícios concretos a todos os cidadãos. A população deve acompanhar de perto o próximo passo da prefeitura e se preparar para a chance de concorrer a prêmios e apoiar causas importantes ao mesmo tempo.

Para mais informações e atualizações sobre o andamento da Locamp, acompanhe as notícias no canal do g1 Campinas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes