Brasil, 24 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Haddad sugere que oposição ligue para Eduardo Bolsonaro para evitar impasse

Ministro da Fazenda pede que aliados de Bolsonaro convençam deputado a retornar ao Brasil em meio à crise judicial

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo nesta quarta-feira à oposição para que convença o deputado federal Eduardo Bolsonaro a voltar ao Brasil. Em participação na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara, Haddad sugeriu que “algum amigo” de Bolsonaro telefone para o parlamentar, que está nos Estados Unidos desde fevereiro, para resolver o impasse sobre sua notificação.

Pedido de intervenção e críticas à atuação de Eduardo Bolsonaro

Haddad afirmou que quem tiver contato com o deputado deve “ligar para ele e falar: para de passar vergonha, para de prejudicar o país, para de encher a paciência do povo brasileiro”. O ministro criticou ainda a conduta de Eduardo no conflito envolvendo o tarifaço, que, na visão dele, configura uma “confusão conceitual” e uma “armadilha econômica” contra o Brasil, por parte do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Contexto da notificação e atuação do STF

O apelo de Haddad coincide com o esforço do Supremo Tribunal Federal (STF) para notificar Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos e possui green card recebido em julho. A Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa de coação no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado, alegando que ele teria pressionado autoridades americanas a impor sanções contra o Brasil.

Na terça-feira, um oficial de Justiça tentou notificar Eduardo em seu escritório, mas não conseguiu localizá-lo, devolvendo o mandado à Justiça. O ministro Alexandre de Moraes concedeu 15 dias para que a defesa do deputado apresente defesa, podendo recorrer por citação por edital ou solicitar a designação de uma Defensoria Pública caso a intimação continue inviável.

Repercussões e futuro da denúncia

O pedido de Haddad ocorre em um momento delicado em que o STF tenta regularizar a situação jurídica de Eduardo Bolsonaro, hoje nos Estados Unidos. A crise político-judicial envolvendo o deputado ganha relevo, enquanto a pressão por uma solução rápida aumenta no cenário político brasileiro.

Segundo o texto da fonte, o episódio reforça o impasse que o parlamentar representa na investigação e o desejo de que, com uma intervenção direta, a questão seja resolvida o quanto antes.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes