Brasil, 24 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Bispo de Monterey encerra missa tridentina para promover unidade na Igreja

Último ato do bispo Daniel Garcia na Diocese de Monterey busca fortalecer a união com a Igreja universal e seguir orientações do Papa Francisco

O bispo de Monterey, na Califórnia, Daniel Garcia, oficializou o encerramento da celebração da missa tradicional em latim na diocese, visando promover maior unidade na Igreja. A decisão foi publicada em uma carta dirigida à comunidade da Missa Tridentina, no dia 14 de setembro, poucos dias antes de assumir como novo bispo de Austin, Texas.

Encerramento da missa tridentina em Monterey

Segundo o bispo Garcia, a medida busca concentrar a atenção do sacerdote aos fiéis presentes na paróquia, especialmente na Igreja do Sagrado Coração, em Hollister. Ele ressaltou que o número de frequentadores da missa preconcilia é bastante reduzido e que a decisão visa permitir ao pároco, padre Stephen Akers, dedicar-se integralmente à comunidade.

Dentro do documento, o bispo cita o motu proprio Traditionis Custodes e a Carta aos Bispos do Mundo, que abordam a preocupação da Santa Sé com a coexistência de duas liturgias no rito latino.

Busca pela unidade na liturgia

Garcia argumenta que a Igreja incentiva um maior grau de união no culto, destacando que o Papa Paulo VI declarou o rito ordinário uma expressão da unidade e que as orientações do Concílio Vaticano II reforçam esse entendimento. Ele afirmou que o objetivo é “fortalecer a comunhão e a harmonia” entre os fiéis por meio da celebração do Evangelho na forma oficial adotada após o Concílio.

Prazo para descontinuação

O bispo determinou que o padre Akers deixe de celebrar a missa tradicional até o dia 13 de outubro. A decisão foi tomada após consultas com o chanceler, diácono David Ford, e a diretora do tribunal diocesano, Cecilia Brennan, que tiveram contato com a comunidade da missa em Hollister nos últimos meses.

Reações e cenário geral

Garcia complementou dizendo que essa iniciativa visa promover a comunhão em torno da Santa Eucaristia, a fim de dar continuidade à missão da Igreja de ser “fermento de harmonia na sociedade humana”. O bispo destacou que os esforços visam contribuir para que a Igreja seja um exemplo de unidade e paz na sociedade atual.

Este ato marca a última administração do bispo Garcia na diocese de Monterey, uma vez que foi nomeado bispo de Austin em 2 de julho e formalmente instalado em 18 de setembro. Entretanto, a partir de 19 de setembro, o bispo Slawomir Szkredka passou a atuar como administrador apostólico na diocese da Califórnia.

Até o momento, a Santa Sé concedeu uma única isenção ao rito tradicional desde o início do pontificado de Papa Francisco, concedida à paróquia de Santa Margarida de Scotland, na Diocese de San Angelo, Texas, em fevereiro deste ano, sob a gestão do bispo Michael Sis.

O padre Stephen Akers, responsável pela missa encerrada, optou por não comentar publicamente a decisão.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes