Brasil, 22 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV homenageia mulheres religiosas por coragem e fé ao longo da história

O Papa Leo XIV destacou o papel de mulheres religiosas que enfrentaram riscos e martírio para cumprir o chamado de Deus, reafirmando sua importância hoje

Na manhã de segunda-feira, 22 de setembro de 2025, o Papa Leo XIV exaltou a coragem das mulheres religiosas ao longo da história durante encontro com freiras do Monte das Carmelitas Descalças, na 圣 (Vaticano). A audiência também contou com representantes de congregações femininas, incluindo as Irmãs de Santa Catarina VM, Missionárias Salesianas de Maria Imaculada e Irmãs de Santa Paulo de Chartres.

Histórias de força e coragem na fé feminina

Inspirando-se no Livro de Provérbios — “Mulher forte, quem a achará? O seu valor supera o de rubis” — o Pontífice afirmou: “Acredito que suas histórias oferecem resposta a essa pergunta; nelas, Deus encontrou não uma, mas muitas mulheres fortes e corajosas.”

Durante o encontro na Sala do Consistório do Palácio Apostólico, o Papa recordou exemplos como Regina Protmann, fundadora das Irmãs de Santa Catarina VM; Maria Gertrudes, fundadora das Missionárias Salesianas de Maria Imaculada; Marie-Anne de Tilly, cofundadora das Irmãs de Santa Paula de Chartres; e Santa Teresa d’Ávila, reformadora do Carmelo e doutora da Igreja.

“Elas se dedicaram a semear e fortalecer nos corações de seus irmãos e irmãs o Reino de Cristo, que primeiro tiveram dentro de si mesmas, e a espalhá-lo pelo mundo”, destacou o Papa.

Testemunhas até ao martírio

Leo XIV reforçou que essas mulheres “abriu caminho para muitas outras que, como vocês, seguiram Cristo na pobreza, castidade e obediência, levando adiante sua missão, às vezes até ao martírio.”

Ele acrescentou: “Estamos falando de mulheres excepcionais, enviadas como missionárias em tempos difíceis. Elas se abaixaram para cuidar dos que sofriam, atendendo às áreas mais negligenciadas da sociedade. Para permanecer próximas dos necessitados, aceitaram o risco de perder suas vidas, chegando até a morrerem vítimas de violência brutal em tempos de guerra.”

Ao citar a Liturgia das Horas, o Pontífice lembrou: “Com jejuns, subjugaram o corpo, mas encheram a alma com o alimento da oração; assim, experimentaram a felicidade.”

Papa Leo XIV encontra-se com representantes de várias ordens religiosas femininas no Palácio Apostólico do Vaticano em 22 de setembro de 2025. Crédito: Vaticano Media
Papa Leo XIV encontra-se com representantes de diversas ordens religiosas femininas no Vaticano em 22 de setembro de 2025. Crédito: Vaticano Media

O Papa destacou que a força para permanecer fiéis provém da mesma fonte: “Cristo.” Segundo ele, “a história da Igreja ensina que os meios pelos quais acessamos a riqueza da graça divina incluem ascese, oração, sacramentos, intimidade com Deus, sua Palavra e as coisas celestiais.”

“Ainda hoje, há necessidade de mulheres generosas”

O líder da Igreja pediu às irmãs que preservem esse legado. “Queridas freiras, esse é o legado que receberam e torna sua presença aqui tão significativa. Ainda hoje, há uma necessidade urgente de mulheres generosas.”

Ele enviou um cumprimento especial às Irmãs Carmelitas Descalças da Terra Santa, definindo sua missão como “fundamental, através de sua vigilante e silenciosa presença em regiões marcadas pela violência, por seu testemunho de confiança no abandono a Deus e suas constantes súplicas por paz.”

“Acompanhamos vocês em oração e, por meio de sua missão, nos aproximamos daqueles que sofrem”, concluiu o Papa.

Fortalecimento na fé e no sacrifício

Leo XIV agradeceu a todas as mulheres religiosas pelo trabalho realizado ao redor do mundo. “Obrigado a todas vocês pelos atos de bondade em tantos países e contextos diversos. Eu as abençoo de coração e as lembro em minhas orações ao Senhor.”

Esta história foi originalmente publicada pela ACI Prensa, parceira de notícias em espanhol da CNA, e foi adaptada para o português.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes