Nesta semana, circulou nas redes sociais uma fake news alegando que, a partir de janeiro de 2026, a Receita Federal passaria a notificar adultos que residem com os pais ou em imóveis de familiares. A informação, porém, é falsa, e o órgão reforçou que não existe qualquer previsão nesse sentido.
Esclarecimento oficial da Receita Federal
Por meio de nota oficial, a Receita Federal desmentiu a circulação de boatos. “Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026. Isso não existe, nem faz o menor sentido”, afirmou o órgão.
A autarquia ainda alertou os contribuintes a não acreditarem em conteúdos sem fundamentos, aconselhando a desconfiança de informações que tenham o objetivo de gerar medo ou desinformação. “Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”, destacou a Receita.
Repercussão nas redes sociais e importância do esclarecimento
O episódio evidencia a circulação de notícias falsas na internet, que podem gerar confusão entre a população. Especialistas reforçam a importância de verificar as fontes antes de acreditar em qualquer informação, especialmente aquelas que envolvem questões fiscais ou de órgãos públicos.
Orientação à população
A Receita Federal orienta os contribuintes a acompanhar seus canais oficiais e fontes confiáveis para se manterem atualizados sobre alterações em procedimentos e legislações. Além disso, reforça o papel de desmentir boatos que possam prejudicar a compreensão correta das ações do órgão.
Para mais informações, consulte a nota oficial disponível no site de Economia IG.