A 16ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, realizada pelo GLOBO em parceria com a Troiano Branding, revela as empresas mais conectadas ao jeito de ser dos moradores da Região Metropolitana do Rio. O estudo analisa as preferências e percepções do público, destacando também os critérios que elevam algumas marcas ao status de símbolo de determinado produto ou serviço.
Como funciona a pesquisa e seus critérios
Na primeira fase, os entrevistados citam espontaneamente as marcas que vêm à mente ao pensar em uma categoria de produto. A partir dessas respostas, a pesquisa lista as dez mais lembradas, que compõem a segunda etapa do levantamento. Os participantes respondem a um questionário online, disponível neste link.
Para participar, qualquer pessoa da Região Metropolitana do Rio pode responder, ajudando a refletir o comportamento real dos consumidores locais. Além de identificar as marcas mais conhecidas, o estudo avalia aspectos como respeito ao consumidor, preocupação com o meio ambiente e a representatividade na cidade.
Atualizações e categorias presentes na edição de 2025
Com mais de 40 categorias de produtos, a pesquisa busca entender as mudanças no consumo e nas preferências do carioca ao longo dos anos. Segundo os organizadores, o levantamento também captura as transformações na relação do consumidor com marcas que se consolidaram como símbolos de confiança, inovação ou ligação cultural com a cidade.
Metodologia e tipos de reconhecimento
Após responder a perguntas básicas — como cidade de residência, idade e gênero —, o participante indica sua marca preferida em cada categoria, apenas pelo nome, sem referências visuais ou logotipos. Além das marcas favoritas, a pesquisa aponta aquelas que se destacam em áreas como respeito ao consumidor e sustentabilidade, refletindo o valor que a sociedade atribui às empresas.
Participação e impacto na pesquisa
O estudo é uma oportunidade para os moradores expressarem suas preferências e ajudam a construir um retrato atualizado da economia local. As mudanças nas marcas mais lembradas revelam também os movimentos de inovação e adaptação às demandas da sociedade.
A edição de 2025 promete continuar refletindo as transformações do perfil do consumidor carioca, que valoriza, cada vez mais, marcas alinhadas a princípios de responsabilidade social e ambiental. Os resultados finais serão publicados em breve, após a análise completa das respostas.
Veja também
Para saber mais sobre empresas que têm se destacado na região, acesse o artigo sobre a aprovação da compra da Wickbold pela Bimbo, que obriga a venda de Nutrella e Tá Pronto: Cade aprova compra da Wickbold pela Bimbo.
Quer participar da pesquisa Marcas dos Cariocas? Acesse o questionário online e ajude a definir os símbolos do consumidor carioca.
Fonte: O Globo