Brasil, 19 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Cardeal Müller elogia enfoque centrado em Cristo sob papado de Leo XIV

Cardeal Gerhard Müller destaca a ênfase na pregação do Evangelho e críticas à agenda LGBT no Vaticano durante entrevista

O cardeal alemão Gerhard Müller elogiou a abordagem “centrada em Cristo” adotada pelo pontificado de Leo XIV, especialmente na proclamação do Evangelho, durante uma entrevista publicada nesta quarta-feira (17) na plataforma Substack pelo jornalista católico Diane Montagna. Müller reforçou a importância de uma mensagem focada na verdade e criticou ações relacionadas à agenda LGBT em eventos recentes na Igreja.

Mudanças na abordagem da Igreja sob Leo XIV

Segundo Müller, há um “proclamação mais centrada em Cristo”, maior ordem e menos ênfase em questões secundárias, como a imigração, que ele afirma ser tarefa do Estado. “A nossa missão primordial é pregar o Evangelho a todos e evangelizar os que chegam à Europa — não apenas fornecer ajuda material, mas transmitir a verdade”, afirmou. O cardeal também destacou o desejo do papa Leo XIV de superar divisões ideológicas na Igreja, reforçando que isso só é possível com a denúncia da falsidade.

Preocupações com a peregrinação LGBT em Roma

Atividades controversas nas cerimônias religiosas

Müller expressou preocupação com a “peregrinação do jubileu LGBT” realizada em Roma no início de setembro, liderada pelo jesuíta americano padre James Martin. A cerimônia contou com mais de mil peregrinos e cerca de 30 sacerdotes, incluindo uma missa celebrada pelo bispo Francesco Savino, vice-presidente da Conferência Episcopal Italiana. Montagna publicou uma foto viral de um casal gay segurando as mãos, com uma mensagem de protesto no texto de uma mochila, o que agravou o incômodo do cardeal.

“Isso maculou o templo de Deus”, afirmou Müller, acrescentando que o movimento LGBT “é totalmente contrário à vontade de Deus, que instituiu o matrimônio como um sacramento sagrado em Cristo”. Müller condenou a ação, dizendo que “abusaram da fé católica e da graça, representada na Porta Santa — que é Jesus Cristo — para fins propagandísticos, vivendo em contradição com a criação divina”.

Referências bíblicas e doutrinais

Ele ainda citou a carta de São Paulo aos Romanos: “Por isso Deus entregou os homens às paixões vergonhosas, de modo que trocaram a verdade de Deus pela mentira”. Müller enfatizou a necessidade de os católicos consultar a doutrina da Igreja sobre o matrimônio e a família, e reforçou que “não podemos apenas explicar a fé de forma positiva, mas também refutar ativamente os erros”.

Perspectivas para a Igreja

O cardeal afirmou que, embora o papa Leo XIV deseje superar polarizações ideológicas, isso exige coragem para enfrentar conflitos, sem ceder ao compromisso. “Devemos afirmar a verdade, mesmo que ela divida as pessoas entre quem segue a Palavra de Deus e quem não segue”, declarou.

O episódio acontece após a divulgação da primeira entrevista de Leo XIV como sumo pontífice, concedida à repórter Elise Ann Allen do site Crux, na qual o papa afirmou que seu papel não é resolver todos os problemas do mundo, mas pregar a mensagem do Evangelho de forma clara e audível.

Mais detalhes, incluindo o contexto da crítica do cardeal à agenda LGBT e sua visão sobre o papel da Igreja na sociedade, podem ser encontrados na matéria completa disponível na Catholic News Agency.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes