Com o lançamento do novo iPhone 17, a Apple anunciou a integração do WhatsApp ao seu aplicativo “Migrar para iOS” em todo o mundo, incluindo o Brasil, em uma estratégia para facilitar a transferência de dados e atrair consumidores que utilizam sistemas Android. A iniciativa é especialmente relevante no Brasil, onde o aplicativo de mensagens é um dos mais populares.
Facilidade na transferência de mensagens do WhatsApp para iPhone
Segundo Karen Rasmussen, vice-presidente de Varejo da Apple, a integração permitirá que os usuários transfiram suas mensagens do WhatsApp de forma automática ao migrar de Android para iPhone, um movimento que reforça o compromisso da empresa em facilitar a troca de ecossistemas. “Queremos facilitar a transição do ecossistema Android para Apple, principalmente para os novos clientes que estão chegando agora ao universo da Apple”, afirmou Rasmussen ao GLOBO.
Impacto da integração e contexto regulatório
Essa iniciativa ocorre num momento em que a União Europeia intensifica a pressão para aumentar a interoperabilidade entre os serviços de mensageria, como WhatsApp, iMessage e Messenger, por meio do Digital Markets Act (DMA). A regulamentação busca reduzir o poder das grandes plataformas, ampliar a concorrência e oferecer mais opções aos consumidores.
Interoperabilidade e concorrência no mercado
De acordo com Antônio Alves, professor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) da Uerj, a obrigatoriedade de garantir a interoperabilidade reforça a diminuição da dependência de um único serviço e estimula a concorrência no setor. “Europa está disposta a limitar o poder das big techs e garantir mais liberdade de escolha aos usuários”, destacou.
Investimentos da Apple no Brasil e inovação digital
Além da integração com o WhatsApp, a Apple está reforçando sua presença no Brasil, investindo no canal online e no atendimento por telefone. A marca possui duas lojas físicas no país, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, e planeja ampliar seus serviços digitais. Rasmussen destacou a importância do Brasil, mencionando que a primeira loja na América Latina foi aberta no Rio e que o objetivo é ampliar os serviços da Apple no mercado nacional.
Novidades nos sistemas e experiência do cliente
Na última segunda-feira, a Apple lançou o iOS 26, que trouxe novidades para os usuários de iPhones compatíveis, além de preparar o lançamento de sessões “Today at Apple” online, para oferecer dicas de fotografia, inteligência artificial e edição de vídeo. A executiva reforçou que essas ações visam proporcionar uma experiência mais personalizada e acessível, inclusive para clientes que optarem por compras online ou atendimento remoto.
Para conferir todas as novidades do iPhone 17 e do sistema iOS 26, acesse o site do GLOBO.