Brasil, 18 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

A chuva retorna ao Distrito Federal após longo período de seca

Moradores do DF registram chuva em várias regiões após dias de ar seco e céu nublado.

Nesta quinta-feira, 18 de setembro, os brasilienses celebraram a chegada das chuvas após um longo período de seca. O céu nublado viu a tão esperada água despencar em várias regiões da capital, trazendo alívio para moradores que enfrentavam dias de calor intenso e secura.

Chuva em várias regiões do DF

A precipitação foi registrada em pelo menos nove áreas distintas do Distrito Federal. As localidades que experimentaram a esperança da chuva incluem:

  • Samambaia
  • Taguatinga
  • Riacho Fundo
  • Águas Claras
  • Ceilândia
  • Vicente Pires
  • Brazlândia
  • Recanto das Emas
  • Asa Norte

As imagens registradas por moradores mostram ruas e praças sendo inundadas pela chuva ao longo do dia, um espetáculo que trouxe sorrisos e alívio para muitos. A chuva é especialmente significativa para as regiões que enfrentaram mais de 100 dias sem ver uma gota d’água.

Dados meteorológicos e previsões

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até às 16h do mesmo dia, os registros indicaram um total de:

  • 2,6 milímetros em Águas Emendadas, Planaltina
  • 14,4 milímetros em Brazlândia

Essas regiões, que não viam chuva há 140 e 117 dias, respectivamente, mostraram-se especialmente ávidas por um alívio nas temperaturas e na aridez. O Inmet também informou que há chance de novas chuvas isoladas ainda neste mês, embora o início do período chuvoso real, com chuvas intensas e constantes, esteja previsto para a segunda quinzena de outubro.

A expectativa da população

Os moradores do DF têm compartilhado suas experiências nas redes sociais, expressando alegria e esperança com a chegada das chuvas. Muitos comentaram que, após meses de seca, qualquer quantidade de água já representa uma vitória. “É uma benção ver a chuva de novo, nosso verde precisa disso, e nós também”, disse Ana, uma moradora de Taguatinga.

A expectativa positiva é palpável, e, com as previsões indicando um futuro úmido, todos estão ansiosos para que essas chuvas tragam não apenas refresco, mas também renovação para as plantas e a vida no cerrado.

Informações adicionais

Além das boas notícias sobre a chuva, outras questões estão em destaque no noticiário local, como o incêndio em uma clínica em Paranoá, que resultou em tragédia, e a prisão de um influencer em Brasília. Os eventos do dia estão sendo amplamente discutidos entre a população, o que demonstra a resiliência e o interesse dos cidadãos por temas que impactam suas vidas.

Com a chegada da chuva, espera-se que os rumos do clima no DF melhorem e que os moradores desfrutem de um ambiente mais fresco e vibrante, especialmente com a chegada da primavera.

Para mais detalhes sobre as últimas notícias e atualizações, siga o canal do g1 DF no WhatsApp.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes