Brasil, 17 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Cofundador da Ben & Jerry’s anuncia saída após conflito com Unilever

Jerry Greenfield, cofundador da marca de sorvetes, deixa a empresa devido ao desgaste com a controladora e suas ações de ativismo social

Jerry Greenfield, um dos fundadores da Ben & Jerry’s, anunciou sua saída da empresa nesta quarta-feira (17), após desacordos com a controladora Unilever, que limitou a autonomia da marca de Vermont. A decisão foi revelada por seu parceiro Ben Cohen em uma carta aberta nas redes sociais.

Crise de autonomia e ativismo social

Greenfield declarou que a Ben & Jerry’s, conhecida por seu compromisso social, perdeu sua independência após a Unilever passar a restringir suas ações ativistas. “Não poderia mais, em boa consciência, continuar trabalhando para uma companhia silenciada”, afirmou o fundador na carta.

A relação entre a Ben & Jerry’s e a Unilever se estreitou em 2000, quando a marca foi adquirida pelo grupo britânico. Desde 2021, no entanto, o conflito vem crescendo, especialmente após a decisão da marca de deixar de vender produtos na Cisjordânia ocupada por Israel—a qual levou a controvérsias públicas e ações judiciais.

Desentendimentos e posições críticas

Entre os momentos mais marcantes da disputa, a marca processou a Unilever por tentativas de silenciamento e chegou a classificar o conflito em Gaza como “genocídio”, uma posição rara em uma grande empresa norte-americana, reforçando seu ativismo político.

Segundo Greenfield, o acordo de fusão originalmente negociado tinha como objetivo proteger a missão social da marca, mas atualmente ele acredita que essa independência foi comprometida.

Posição da Unilever e futuro da marca

A Magnum Ice Cream, divisão de sorvetes da Unilever, afirmou que discorda de Greenfield e busca manter um diálogo construtivo para fortalecer os valores da Ben & Jerry’s. A empresa também informou que o fundador deixou o cargo de embaixador da marca e não participa de processos judiciais relacionados.

Apesar da ausência de resposta imediata da Unilever às solicitações, há uma crescente pressão dentro da própria Ben & Jerry’s pelo seu desmembramento. O objetivo é manter os valores sociais e independência, especialmente com os planos de abertura de capital da Magnum, previsto para novembro, após anos de tensões sobre as posições da marca.

Perspectivas e desafios futuros

Ben Cohen, parceiro de Greenfield, pediu recentemente por maior liberdade à marca para preservar seus valores sociais. No entanto, sua proposta de venda para investidores, avaliada entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2,5 bilhões, foi rejeitada pelo novo CEO da Magnum, Peter ter Kulve.

Fundada em 1978 por Cohen e Greenfield, a Ben & Jerry’s mantém seu compromisso social ao longo dos anos, mesmo após a aquisição pela Unilever, enfrentando agora o desafio de preservar sua essência diante dos conflitos internos e externos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes