Brasil, 16 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jair Bolsonaro é internado após mal-estar em prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi levado ao hospital DF Star devido a um mal-estar severo enquanto cumpria prisão domiciliar.

No final da tarde desta terça-feira (16/09), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado no hospital DF Star, em Brasília, após sofrer um grave mal-estar que incluiu queda de pressão, crise de soluços e episódios de vômito. Desde agosto, ele se encontra em prisão domiciliar e foi escoltado até o hospital por um comboio policial e um helicóptero. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) informou que, em determinado momento, seu pai chegou a apresentar um quadro mais sério, ficando sem respirar por alguns segundos.

Estado de saúde preocupante

“Hoje, foi um episódio mais drástico, onde o soluço dele foi aumentando. Ele diz que, às vezes pela repetição, trava o diafragma e teve um episódio de vômito forte, ficando quase dez segundos sem respirar. O jeito que ele conseguiu respirar foi por meio desse episódio de vômito e tontura, com pressão muito baixa”, declarou Flávio a jornalistas em frente ao hospital.

O cardiologista Leandro Echenique, responsável pelo acompanhamento de Bolsonaro desde 2018, confirmou que o ex-chefe do Executivo deveria permanecer internado durante a noite. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também se manifestou nas redes sociais, informando que seu marido estava medicado e que alguns exames foram realizados, sendo ele submetido a uma medicação intravenosa.

Histórico de saúde do ex-presidente

O último boletim médico, divulgado no domingo (14/09), destacou que Bolsonaro apresenta anemia por deficiência de ferro. Além disso, uma tomografia de tórax revelou imagem residual de pneumonia recente, decorrente de broncoaspiração. No fim de semana, o ex-presidente passou por um procedimento em que foram retiradas oito lesões de pele e recebeu reposição de ferro por via endovenosa.

Desde o atentado à faca que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro enfrenta problemas de saúde e já passou por diversas internações e cirurgias decorrentes das complicações do ataque. Sua saúde tem sido frequentemente alvo de preocupações, tanto por parte da família quanto da população.

Prisão domiciliar e desdobramentos legais

O ex-presidente Bolsonaro se encontra em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa medida foi imposta devido ao descumprimento de cautelares em um inquérito que investiga tentativas de articulação contra interesses do Brasil, junto com o terceiro filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está atualmente nos Estados Unidos.

Recentemente, a Primeira Turma do STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de manter-se no poder após perder as eleições em 2022. Outros sete aliados do ex-presidente também foram condenados, aprofundando ainda mais a crise política que envolve sua figura e os desdobramentos de seu governo.

Reações e apoio familiar

As reações ao estado de saúde de Jair Bolsonaro têm sido diversas. Enquanto seus apoiadores expressam solidariedade, críticos ressaltam a seriedade do contexto em que ele se encontra, destacando os desdobramentos legais e políticos que sua situação traz. A família tem se demonstrado preocupada e envolvida, buscando garantir que o ex-presidente receba os cuidados médicos adequados.

Por sua vez, Flávio Bolsonaro tem se posicionado como porta-voz da família, compartilhando informações sobre a saúde do pai com a imprensa e desmentindo rumores. A expectativa é que mais detalhes sobre a saúde de Jair Bolsonaro sejam divulgados nas próximas horas, enquanto ele permanece sob cuidados médicos no hospital.

O futuro político e pessoal do ex-presidente continua incerto, mas o que se pode constatar é que sua saúde terá um papel central nas discussões que se seguem, incluindo sua condenação e os desdobramentos de sua prisão domiciliar.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes