Um dos dois remanescentes do Brasil na disputa da Copa Sul-Americana, ao lado do Atlético-MG, o Fluminense entrou em campo pelas quartas de final do torneio na noite desta terça-feira (16) e sofreu uma derrota para o Lanús por 1 a 0, em um jogo intenso realizado no Estádio Néstor Díaz Pérez, em Buenos Aires.
O gol que garantiu a vitória dos mandantes saiu no final do jogo. Aos 44 minutos do segundo tempo, Marcelino Moreno, ex-jogador do Coritiba, recebeu um cruzamento na área e finalizou com potência. O goleiro Fábio fez a defesa, mas a bola acabou estufando as redes após tocar na trave, deixando os torcedores argentinos em festa.
Com este resultado, o Tricolor das Laranjeiras precisará de uma vitória simples na volta, que ocorrerá no Maracanã, para forçar a disputa por pênaltis. Qualquer resultado superior garantirá a classificação no tempo normal, enquanto o empate levará os argentinos para a próxima fase da competição. O desafio do Fluminense agora é contornar a pressão e vencer em casa.
Rumo à semifinal: a situação dos times
Para chegar às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Fluminense teve que eliminar o América de Cali na fase anterior, vencendo ambos os jogos da disputa por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente. Essa boa performance na fase inicial deu ao time uma confiança considerável, que foi abalada pela derrota recente.
Por sua vez, o Lanús avançou eliminando o Central Córdoba nas oitavas de final. Após perder a primeira partida por 1 a 0, o time argentino conseguiu igualar o agregado nos acréscimos do segundo jogo e avançou de maneira dramática nos pênaltis.
No highlight do Campeonato Brasileiro, o Tricolor das Laranjeiras está na luta por uma vaga na Libertadores. Na última rodada, os cariocas foram derrotados pelo Corinthians por 1 a 0 no Maracanã, somando 28 pontos em 21 compromissos, o que os coloca na modesta 10ª posição da tabela.
Enquanto isso, o Lanús apresenta uma campanha sólida no Clausura, o segundo turno do Campeonato Argentino, acumulando 13 pontos em oito jogos e ocupando a quarta colocação do Grupo A, mostrando-se um adversário forte e bem preparado.
Expectativas para o jogo de volta e as próximas partidas
O jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana entre Fluminense e Lanús será disputado na próxima terça-feira (23), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Essa partida será crucial para as aspirações do Fluminense na competição continental.
Antes do confronto decisivo, as duas equipes têm compromissos importantes em seus campeonatos nacionais. O time comandado por Renato Gaúcho enfrenta o Vitória no sábado (20), às 16h. Enquanto isso, o Lanús recebe o Platense no dia anterior, 19, às 21h15. Essas partidas servirão como um teste adicional antes da batalha que se aproxima na Sul-Americana.
Com a torcida a favor no Maracanã, o Fluminense espera reverter o resultado e conquistar a tão sonhada classificação. O desafio será grande, mas a esperança continua viva entre os torcedores, que acreditam na capacidade do time de se recuperar e avançar na competição.