Brasil, 15 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Um em cada cinco brasileiros é caçador de descontos, revela pesquisa da Serasa

Levantamento aponta que 20% dos consumidores usam estratégias criativas para esticar o orçamento, principalmente online, e com perfis mais jovens e femininos

Uma pesquisa inédita da Serasa Experian revela que 20% dos brasileiros adotam estratégias como pesquisa de preços, uso de cupons e comparação entre marcas para aproveitar promoções e economizar nas compras. O estudo, realizado com uma base de 187,7 milhões de CPFs, destaca que esse perfil de consumidor, chamado de “caçador de descontos”, vai além de buscar o menor preço e representa uma nova forma de consumo mais consciente e conectado.

Perfil do consumidor caçador de descontos

A maioria esmagadora dessas pessoas possui renda de até R$ 4 mil, representando 84,1% do grupo. Além disso, 78,2% das compras feitas por esse público ocorrem por meio digital, reforçando a importância do canal online na estratégia de economia, de acordo com a Serasa.

Quem são esses consumidores?

As mulheres lideram esse perfil, correspondendo a 55,2% dos caçadores de descontos. Os brasileiros entre 34 e 48 anos também se destacam, sendo 47,3% do grupo que utiliza práticas criativas para pagar menos nas compras, aponta a pesquisa.

Por que entender esse comportamento é importante?

De acordo com Giovana Giroto, diretora de marketing da Serasa Experian, compreender esse perfil é fundamental para as empresas, pois esses consumidores são mais informados, conectados e conscientes. “Ao identificá-los, as empresas podem criar ofertas personalizadas, fortalecer o relacionamento com esses clientes e oferecer condições mais justas e atrativas”, destaca a executiva.

Impactos no mercado e no consumo

O crescimento das estratégias de busca por descontos indica uma mudança de paradigma no comportamento de consumo, impulsionada pela facilidade do acesso à informação e pelo recorte de renda de parte significativa da população. Essa tendência pode estimular empresas a inovar nas ações de marketing e no desenvolvimento de produtos que atendam a esse perfil mais atento às condições de compra.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, acesse o relatório completo no GLOBO.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes