Na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro, cartazes de comunicação interna passaram a orientar os funcionários a assistirem a um vídeo do presidente da instituição explicando a pronúncia de seu nome, Uadi, Aldir ou Vadi, Valdir?
A dificuldade para pronunciar Wadih Damous
Apesar de ter o nome registrado em cartório como Wadih Damous, o advogado petista e ex-deputado federal tenta há anos explicar a forma correta de se pronunciar. Em entrevistas, podcasts, vídeos no YouTube e até na bios do Instagram, ele já tentou esclarecer as dúvidas, como na descrição “Ua-dí Da-mous” seguida de um emoji de piscadela.
“Ninguém consegue chegar a um consenso sobre a pronúncia exata do meu nome”, disse Damous ao jornal O Globo.
Iniciativa da ANS
Para facilitar a comunicação interna, a ANS divulgou o vídeo do próprio Damous explicando como pronunciar seu nome corretamente. O objetivo é evitar confusões e garantir o bom relacionamento entre os membros da equipe.
Repercussões e curiosidades
A prática de ensinar a pronúncia de nomes difíceis ou de destaque não é incomum em ambientes corporativos, especialmente quando se trata de nomes com grafia ou origem pouco comuns. Segundo especialistas em comunicação interpessoal, o esforço por pronunciar corretamente nomes alheios fortalece o respeito e a convivência no ambiente de trabalho.
O episódio também reacendeu debates na internet sobre nomes e suas pronúncias, além de reforçar a figura pública de Damous, que mantém humor e autoconfiança ao abordar o tema.