Brasil, 13 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governador em exercício do Tocantins nomeia novos presidentes de agências

Laurez Moreira nomeia Afrânio Vilar e Paulo Ricardo para liderar agências estaduais em meio a mudanças no governo.

No último dia 12, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), anunciou a nomeação de Afrânio Vilar Freire de Carvalho como presidente da Agência de Tecnologia da Informação e de Paulo Ricardo Silva Machado para presidir a Agência Tocantinense de Saneamento. As novas nomeações surgem em um momento conturbado, após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) devido a investigações ligadas à Operação Fames-19, que apura um suposto esquema de desvio de recursos durante a pandemia de Covid-19.

Contexto das nomeações

Laurez Moreira assumiu temporariamente o governo na sequência das denúncias que envolvem o antecessor, incluindo a compra irregular de cestas básicas. Essa mudança administrativa gerou uma série de novas nomeações e reestruturação nas agências do Estado, refletindo a necessidade de renovação nas lideranças e reforço na gestão pública.

Papel dos novos presidentes

As duas agências que agora têm novos presidentes desempenham papéis cruciais na administração estatal. A Agência Tocantinense de Saneamento, sob a liderança de Paulo Ricardo, é responsável por garantir a qualidade da água e outros serviços essenciais para a população, enquanto a Agência de Tecnologia da Informação, presidida por Afrânio Vilar, tem a tarefa de modernizar e tornar mais eficientes os processos digitais e de comunicação do governo.

Perfil dos novos presidentes

Paulo Ricardo Silva Machado é um engenheiro civil com vasta experiência na área da construção e gestão de recursos hídricos. Ele já ocupou posições de destaque em entidades que representam os interesses da classe, como a vice-presidência da Associação dos Engenheiros Civis do Estado do Tocantins (AECTO) e atualmente é conselheiro regional do CREA/TO. Sua nomeação é vista como uma tentativa do governo de fortalecer a gestão hídrica e garantir a melhor operação da Agência de Saneamento.

Por sua vez, Afrânio Vilar Freire de Carvalho traz consigo uma bagagem significativa na área da tecnologia. Graduado em Redes de Computadores, ele é servidor público desde 2006 e possui experiências anteriores em importantes posições relacionadas à tecnologia da informação, incluindo a direção-geral da TI da Prefeitura de Palmas. Atual presidente da Associação dos Servidores Públicos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Tocantins (AsticTO), Afrânio é visto como um profissional capacitado para liderar a transformação digital do governo estadual.

Outras nomeações relevantes

Além das nomeações para as agências, Laurez Moreira também fez uma série de outras mudanças em diferentes secretarias de Estado, oficializando 29 novos nomes em áreas como Educação, Saúde e Comunicação. Algumas das nomeações incluem:

  • Luiza Rocha Pinheiro – Secretária de Estado da Comunicação;
  • Coronel Vitor Teles – Secretário-chefe da Casa Militar;
  • César Hanna Halum – Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária;
  • Vânio Rodrigues de Souza – Secretário de Estado da Saúde;
  • Bruno Sousa Azevedo – Secretário de Estado da Segurança Pública.

Essas mudanças na equipe de governo são vistas como um movimento estratégico para restabelecer a confiança da população e garantir que os serviços essenciais sejam mantidos durante esse período de transição administrativa.

Expectativas para o futuro

O governo de Laurez Moreira enfrenta desafios significativos, dada a gravidade das acusações que levaram ao afastamento de Wanderlei Barbosa. As nomeações recentes, entretanto, têm o potencial de trazer renovação e eficiência para as pastas de governo. A expectativa é de que tanto Afrânio Vilar quanto Paulo Ricardo adotem medidas que modernizem e tornem os serviços mais eficazes, algo fundamental para a população tocantinense, especialmente em tempos de crise.

Com a gestão voltada para a transparência e inovação, os novos líderes têm a missão não apenas de administrar, mas de restabelecer a credibilidade do governo junto à sociedade. Resta acompanhar como essas mudanças vão impactar a administração pública no Tocantins e se elas atenderão às necessidades e demandas dos cidadãos.

Para mais informações sobre mudanças no governo e outros assuntos de interesse regional, fique atento às notícias do g1 Tocantins.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes