O presidente dos EUA, Donald Trump, informou que um suspeito pelo assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador, foi preso nesta quarta-feira (10). Kirk, de 31 anos, foi baleado durante um evento na Universidade Utah Valley, em Orem, no estado de Utah.
“O responsável pelo horrível tiroteio de hoje, que tirou a vida de Charlie Kirk, está agora sob custódia. Agradecemos às autoridades locais e estaduais de Utah pela parceria com o FBI”, escreveu Trump.
Segundo testemunhas, o disparo que atingiu o ativista partiu de um prédio localizado a cerca de 180 metros do local da palestra. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.
O comissário do Departamento de Segurança Pública de Utah, Beau Mason, informou que o atirador disparou contra uma única pessoa. Segundo as autoridades, tudo indica que se tratou de “um ataque direcionado”.
As circunstâncias do ataque continuam sob investigação. O FBI não divulgou a identidade do suspeito preso nem informações sobre sua motivação.

Trajetória política
Figura de destaque no conservadorismo norte-americano, Kirk fundou a Turning Point USA quando tinha apenas 18 anos. A organização ganhou grande influência ao mobilizar estudantes, organizar palestras em universidades e formar lideranças alinhadas ao movimento trumpista.
Na eleição de 2024, Trump chegou a creditar a Kirk o papel de mobilizar o voto jovem republicano. O ativista mantinha laços estreitos com a família do ex-presidente, participando de eventos de campanha e de encontros no Salão Oval.
Da Redação