A 2ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos aconteceu nesta quinta-feira (11), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Teresina (PI). O evento foi uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI).
Debates sobre fortalecimento da democracia e direitos humanos
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência buscou criar um espaço de diálogo e construção coletiva. O objetivo foi promover o fortalecimento da democracia e ampliar a proteção dos direitos humanos na cidade e no país.
Participação social e inclusão
O encontro foi aberto ao público e ressaltou a importância da participação social na defesa e na ampliação dos direitos de todos cidadãos. Segundo Ellyo Teixeira, secretário municipal de Comunicação, “É com muita satisfação que a gestão Silvio Mendes participa deste momento por um Sistema Nacional de Direitos Humanos que seja forte, justo e inclusivo”.
O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil, autoridades locais e cidadãos interessados em fortalecer as ações relacionadas aos direitos humanos em Teresina.
Perspectivas de avanço na política de direitos humanos
A conferência marcou uma etapa importante no diálogo entre governo, sociedade e entidades civis, visando consolidar um sistema de proteção que seja democrático, inclusivo e resistente às tentativas de retrocessos. A iniciativa reforça o compromisso da prefeitura com a promoção e defesa dos direitos humanos na cidade.