A Afya Uninovafapi está desenvolvendo o Projeto Geração 6.0, iniciativa que busca promover o bem-estar, a inclusão social e a qualidade de vida de pessoas idosas da comunidade. Aberto ao público, o projeto acontece uma vez por semana, das 9h às 11h, nas dependências da instituição, em espaços como salas de aula, laboratórios, biblioteca e clínica-escola e foi iniciado em maio de 2024.
Segundo Sandra Vieira, Orientadora Educacional da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXI), a proposta surgiu com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e enriquecedor para os idosos participantes, oferecendo uma variedade de atividades e serviços adaptados às suas necessidades e interesses. Além de beneficiar diretamente a comunidade, o projeto também proporciona aos alunos da instituição uma experiência acadêmica mais ampla, que ultrapassa os limites da sala de aula e envolve dimensões éticas, políticas, teóricas e práticas.
“A comunidade pode participar de forma simples: basta ter 60 anos ou mais e disposição para aproveitar as atividades. Nosso intuito é oferecer momentos de aprendizado, integração e troca de conhecimentos entre gerações”, destaca Sandra Vieira.
A programação é variada e envolve diferentes áreas do conhecimento, com temas escolhidos a partir das demandas da faixa etária atendida. Desde maio, já foram realizadas rodas de conversa sobre saúde, orientações nutricionais e atividades culturais, entre outras. Neste mês de setembro, a agenda inclui:
- 18/09 | 9h às 11h – Orientação Nutricional – ministrado pela coordenadora Luciana Farias
- 23/09 | 9h às 11h – Projeto Cajuína Urbana, de Arquitetura e Urbanismo – ministrado pelo professor Claudio Valentim.
A programação segue até novembro, com ações educativas sobre assistência farmacêutica e atividades ligadas a diferentes cursos de graduação da instituição.
De acordo com a coordenação, a expectativa é que o Geração 6.0 deixe como legado uma formação integral, que fortaleça habilidades como relacionamento interpessoal e inteligência emocional. “É um programa extensionista com continuidade, que beneficia a comunidade hoje e prepara os futuros profissionais para exercerem suas funções de forma mais humana e transformadora”, finaliza a Orientadora Educacional.

Com informações da Ascom