Horas de filmagens inéditas dos ataques terroristas de 11/9 estão sendo liberadas para o público, mais de 20 anos após a tragédia. Diversos grupos têm trabalhado para digitalizar e divulgar essas imagens, que foram registradas por câmeras de TV, segurança e moradores de Nova York na época.
Arquivo da Biblioteca de Nova York revela cenas inéditas do 11 de setembro
Nesta quarta-feira, antes do 24º aniversário dos ataques, a Biblioteca Pública de Nova York anunciou a aquisição do Arquivo CameraPlanet, que contém mais de 1.200 horas de vídeos relacionados ao 11/9 e seu impacto. Entre esse material, há mais de 500 horas de vídeos em primeira pessoa, muitos inéditos até então.
Parte dessas imagens apareceu no documentário 7 Days in September, mas a maior parte nunca foi exibida ao público, segundo a biblioteca. “Como cidade, prometemos nunca esquecer. Esses arquivos inéditos nos ajudam a cumprir essa promessa para as próximas gerações”, afirmou Iris Weinshall, diretora operacional da instituição. Ela foi, na época dos ataques, a responsável pelo Departamento de Transportes de Nova York.
Outros materiais inéditos vêm sendo divulgados
Além do arquivo da Biblioteca, uma semana antes, em maio, o grupo voluntário 9/11 Media Preservation Group divulgou uma hora de vídeo inédito da cobertura das consequências dos ataques, gravada por um cidadão identificado como “Ed S.”, que guardou a fita por mais de 20 anos.
O impacto dos ataques e o legado audiovisual
Os ataques de 11/9, que mataram quase 3 mil pessoas e foram perpetrados por terroristas do grupo extremista al-Qaeda, permanecem um dos episódios mais devastadores da história moderna. Quatro aviões foram sequestrados: dois atingiram as Torres Gêmeas, um o Pentágono, e um outro caiu na Pensilvânia após passageiros lutarem contra os sequestradores.
Segundo o FBI, muitos sobreviventes, primeiros socorros e familiares de vítimas morreram posteriormente por complicações de saúde relacionadas à exposição aos ambientes tóxicos após os ataques. A divulgação desses vídeos inéditos reforça a memória e a importância do registro visual para preservar esses momentos históricos.
Perspectivas futuras na preservação do legado
A iniciativa de liberar novas filmagens reforça o compromisso de manter viva a memória e o entendimento dos eventos de 11/9. Especialistas afirmam que a ampla disponibilidade de imagens inéditas pode ajudar nas análises, no ensino e na homenagem às vítimas.