Charlie Kirk, fundador do grupo conservador Turning Point USA e conhecido aliado de Donald Trump, foi atingido por disparos nesta quarta-feira durante uma palestra na Utah Valley University. Ele tinha 31 anos.
O momento antes do tiro e o que Kirk dizia
Gravações mostram Kirk falando com uma plateia grande pouco antes de ser baleado. Segundo a CNN, ele respondia a uma pergunta sobre violência com armas nos Estados Unidos. Uma espectadora questionou: “Você sabe quantos americanos transgêneros foram autores de tiroteios em massa nos últimos dez anos?”
Kirk respondeu: “São muitos”, recebendo aplausos da audiência. Em seguida, a mesma pessoa afirmou que esse número seria cinco. Depois, perguntou se Kirk sabia quantos tiroteios em massa ocorreram nos EUA na mesma período, e a resposta do ativista foi: “Contando ou não contando violência de gangues?”, minutos antes de ser atingido por um disparo, aparentemente no pescoço.
Reação da plateia e detalhes do incidente
As imagens mostram que o público rapidamente percebe a gravidade do ato, e podem ser ouvidos gritos de “Corram, corram!”. Uma testemunha entrevistada pela CNN relatou que inicialmente pensou se tratar de uma “performance”, dado o contexto da conversa momentos antes.
Reações políticas e desdobramentos
O ex-presidente Donald Trump, aliado próximo de Kirk, comentou o episódio chamando-o de “um momento sombrio para os Estados Unidos”. A polícia de Utah investiga o incidente e mais informações devem ser divulgadas em breve.
Perspectivas futuras
Este evento traz à tona debates sobre segurança em eventos públicos e a violência armada nos EUA. Autoridades continuam apurando as circunstâncias do ataque e quem foi o responsável pelo disparo.
Para acompanhar novidades, continue atento às atualizações deste caso.