A região de Campinas, no estado de São Paulo, tem experimentado um aumento significativo na frequência escolar dos alunos da rede pública estadual. Segundo dados recentes da Secretaria de Educação do Estado, a média de presença dos alunos subiu de 81,2% em 2023 para 84,5% em 2025. Isso demonstra uma redução nas faltas e um maior engajamento dos estudantes nas atividades escolares.
Dados da Escola Estadual Professor Carlos Lencastre
Na Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, localizada no Jardim Garcia, os números são ainda mais impressionantes. A frequência entre os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental atingiu 88,4% até agosto de 2025, comparada a 87,5% no mesmo período do ano anterior. Essa diferença positiva se deve a uma série de iniciativas implementadas pela escola e pela rede estadual, que visam melhorar a presença dos estudantes.
Mudanças de protocolo trazem resultados
Uma das principais mudanças responsáveis pelo aumento na frequência escolar foi a reformulação no protocolo de comunicação entre a escola e as famílias. Até a implementação dessas novas diretrizes, a escola só entrava em contato com os responsáveis após uma semana de faltas consecutivas. Atualmente, após apenas dois dias de ausência, as famílias são acionadas para entender as razões da falta. Essa interação precoce com as famílias permite que a escola identifique e resolva problemas antes que eles se tornem impeditivos para a frequência regular.
A vice-diretora da Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, Ana Maria dos Santos, destaca que muitos alunos enfrentam desafios que os impedem de comparecer à escola. “Muitas vezes, a mãe sai, vai trabalhar, deixa o filho dormindo e ele não faz isso. A perua passa e não pega, e a mãe não está sabendo. Por isso, realizamos rodas de conversa para evidenciar a importância da escola e investigar o que leva os alunos a faltarem”, explica Ana Maria.
O papel da comunidade e das políticas públicas
Lucelaine Zampolin, pedagoga envolvida na iniciativa, enfatiza que é fundamental alcançar uma frequência escolar de 100%. “Um aluno fora da escola representa uma perda não apenas para ele, mas para toda a sociedade, pois isso resulta em um profissional menos qualificado no futuro”, observa. Lucelaine menciona que o cenário de ausências é cuidadosamente tratado por meio da colaboração entre diversas instituições, incluindo o Conselho Tutelar e os serviços de assistência social do município.
Essas ações visam não apenas o retorno dos alunos às salas de aula, mas também o fortalecimento do amparo social para que esses jovens possam retomar seus estudos de forma eficaz. “Temos diferentes políticas públicas que sustentam as famílias, possibilitando assim que as crianças e adolescentes voltem para a sala de aula”, reforça a pedagoga.
A importância de manter os alunos na escola
Além de contribuir com o desenvolvimento individual de cada estudante, manter os jovens na escola é essencial para a sociedade. Um aluno bem formado é um profissional em potencial que irá contribuir positivamente para o mercado de trabalho e para a sociedade como um todo. As iniciativas promovidas na Escola Estadual Professor Carlos Lencastre e em outras instituições da região são um passo importante rumo a um futuro melhor e mais– igualitário na educação.
Com o empenho de educadores, familiares e das políticas públicas, espera-se que a tendência de aumento na frequência escolar continue crescendo, deixando para trás os desafios e adversidades que muitos alunos enfrentam. Isso não é apenas uma vitória para a educação, mas um passo importante para o progresso social.
A análise positiva sobre o crescimento da frequência escolar na região de Campinas reflete um esforço conjunto em busca de um sistema educativo mais inclusivo e eficaz, permitindo a todos os estudantes a chance de um futuro promissor.
Conclusão
Com um panorama cada vez mais encorajador, a região de Campinas mostra que, com ações bem direcionadas, é possível melhorar a frequência escolar e, consequentemente, a qualidade da educação. As atitudes da comunidade escolar são fundamentais para garantir que os alunos estejam cada vez mais motivados a aprender e a desenvolver seu potencial ao máximo.
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