Brasil, 10 de setembro de 2025
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Porsche amplia rede de carregadores ultrarrápidos no Brasil até 2028

Investimento de R$ 70 milhões vai instalar 66 novos postos de recarga rápida em rodovias do país até 2028

A Porsche do Brasil anunciou nesta terça-feira (9) a expansão de sua rede de carregadores ultrarrápidos em rodovias do país. Até 2030, serão instalados mais 66 novos pontos, resultando em um investimento de R$ 70 milhões na iniciativa.

Porsche investe em infraestrutura de recarga para veículos elétricos

O projeto será realizado em parceria com a GreenV, especializada em infraestrutura de recarga de veículos elétricos. A iniciativa visa aumentar a quantidade de eletropostos, que atualmente totalizam 61 pontos instalados em revendas, postos parceiros e concessionárias.

Ao final do plano de expansão, a Porsche terá 104 carregadores distribuídos entre concessionárias, cidades e rodovias, com alguns unidades sendo transferidas de outros fornecedores. Cada novo eletroposto contará com duas vagas de recarga: uma exclusiva para veículos da marca e outra aberta a modelos de outras fabricantes.

Potência e velocidade de recarga

Os novos carregadores terão potência de 150 kWh, permitindo acrescentar aproximadamente 100 km de autonomia em apenas 10 minutos de recarga. Segundo Leonardo Reback, gerente de e-performance da Porsche do Brasil, “é o tempo de ir ao banheiro, tomar um café e retornar ao carro”.

Para uso, os clientes devem utilizar o aplicativo Porsche Recharge, que libera o acesso às tomadas e cobra uma taxa de R$ 5 pelo desbloqueio do plugue, além de R$ 2,90 por kWh recarregado. Nos pontos compartilhados com a GreenV, o valor por kWh é de R$ 3,22.

Localização e funcionamento

Os eletropostos serão instalados ao longo das principais rodovias brasileiras, exceto na região Norte. O primeiro ponto já está em funcionamento no restaurante Quinta do Marquês, na rodovia Castello Branco, em São Paulo.

Por conta da alta potência, esses carregadores são destinados principalmente a veículos 100% elétricos. Alguns híbridos plug-in poderão ser recarregados, mas a maioria não será compatível por falta de conexão adequada para alta tensão.

Meta de instalação

A Porsche pretende instalar um carregador a cada 100 km de rodovia, com uma distância máxima de 200 km entre os pontos. A ideia é facilitar a autonomia dos veículos elétricos, tornando o trajeto mais acessível e prático.

Contexto do mercado de veículos elétricos no Brasil

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que os veículos eletrificados representam apenas 8% da frota nacional, sendo 36% totalmente elétricos, 48% híbridos plug-in e 16% híbridos convencionais. Atualmente, o país dispõe de cerca de 15 mil carregadores, sendo apenas 16% de corrente contínua — os carregadores rápidos.

Em comparação internacional, o Brasil ainda fica atrás de países como China, com uma estação para cada 9 veículos, e União Europeia, com uma para cada 12. Atualmente, o país possui 14.827 carregadores no total.

O CEO da Porsche Brasil, Peter Vogel, destacou que, apesar do cenário, o Brasil está no caminho certo. “Mais de 85% da eletricidade gerada aqui vem de fontes limpas e renováveis, muito acima da média global, o que favorece a eletrificação”, afirmou.

Com esse investimento, a Porsche reforça sua estratégia de apoio à eletrificação no país, fomentando a adoção de veículos elétricos e a expansão da infraestrutura de recarga de alta potência.

Para mais detalhes, acesse a matéria completa no site do G1.

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