Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

Política

Carla Zambelli participa de depoimento sobre cassação remotamente

<p> A deputada, presa na Itália, irá ouvir o hacker Delgatti na Câmara dos Deputados por videoconferência nesta quarta-feira.</p>

Compartilhe
WhatsApp

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se encontra presa há dois meses na Itália e assistirá por videoconferência ao depoimento do hacker Walter Delgatti. Este depoimento faz parte do processo que pode resultar na cassação do seu mandato, e ocorrerá nesta quarta-feira (10/9) na Câmara dos Deputados. A participação da parlamentar foi negociada com a justiça italiana e foi confirmada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Paulo Azi (União-BA).

A negociação para participação de Zambelli

O advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, comunicou ao Metrópoles que a própria CCJ atuou, com a intermediação do Itamaraty, para que a deputada pudesse participar da sessão. Zambelli está sob risco de perder seu mandato devido à acusação de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Depoimentos cruciais no processo

O hacker Walter Delgatti, que está preso desde 2023, será ouvido por videoconferência às 10h, na condição de testemunha. Após seu depoimento, será realizada uma análise por um técnico forense, a pedido da defesa de Zambelli. A deputada argumenta que Delgatti já teria mentido anteriormente e pode continuar a fazê-lo.

Além de Delgatti, Michel Spiero, assistente técnico da defesa, também prestará depoimento, programado para as 14h. Outros testemunhos de defesa incluem o perito judicial Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A estratégia da defesa visa consolidar a alegação de Zambelli de estar sendo alvo de perseguição política.

O processo de cassação e suas implicações

A parlamentar, que havia se ausentado do país em maio, foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir o sistema do CNJ junto a Walter Delgatti. A decisão do tribunal inclui a recomendação de cassação do seu mandato, mas essa definição ainda precisa ser formalizada pela Câmara dos Deputados.

A cassação do mandato de Zambelli foi encaminhada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a CCJ. O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) é o relator do processo e, após a análise pela CCJ, o parecer deverá ser votado em plenário para que ocorra a efetivação da perda do mandato.

Os desdobramentos desse cenário político se desenrolam em meio a um clima de tensão nacional, onde a defesa de Zambelli tenta não só evitar a cassação, mas também reverter a narrativa de que a parlamentar é alvo de um ataque político. Esse caso chama a atenção não só pela gravidade das acusações, mas também pela importância da decisão para futuras disputas políticas no Brasil.

Na próxima sexta-feira, a Câmara realizará a votação do parecer da CCJ, momento crucial que definirá o futuro político de Carla Zambelli.


Leia também