Brasil, 8 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Sociedade do Verbo Divino celebra 150 anos de história e missão

A Sociedade do Verbo Divino completa 150 anos, destacando sua missão de levar a luz de Deus a um mundo ferido.

No dia de hoje, a Sociedade do Verbo Divino comemora seus 150 anos de fundação, uma data relevante que reflete sobre sua trajetória e os desafios enfrentados ao longo das décadas. O padre Anselmo Ricardo Ribeiro, superior geral da entidade, conversou com a mídia vaticana e destacou a importância de levar a luz de Deus a um mundo que enfrenta constantes dificuldades. Em um contexto de crescente secularização no Ocidente, ele acredita que ainda há espaço para a atuação missionária no mundo contemporâneo.

Comemorações do aniversário

A celebração dos 150 anos acontecerá com a inauguração de uma exposição missionária permanente na Cúria Geral, que contará com fotos, testemunhos e obras de arte representativas das missões dos Verbitas. A programação inclui, ainda, uma missa solene a ser celebrada pelo cardeal Ángel Fernández Artime na paróquia de São Bento, em Roma. Esta cerimônia terá a presença de outras autoridades da Igreja, reforçando a importância do momento para a sociedade religiosa e seus fiéis.

O legado de Arnaldo Janssen

A história da Sociedade do Verbo Divino remonta ao carisma de seu fundador, o padre Arnaldo Janssen, que, junto com colaboradores, estabeleceu o primeiro instituto missionário em Steyl, na Alemanha, em 8 de setembro de 1875. O padre Janssen sempre teve uma visão clara de que as crises enfrentadas representam oportunidades para o surgimento de novas soluções e iniciativas. Ele foi canonizado em 2003, junto ao seu colega Josef Freinademetz, um missionário que atuou na China.

Desafios do mundo contemporâneo

Em sua entrevista, o padre Ribeiro ressaltou que, assim como no final do século XIX, a Sociedade do Verbo Divino enfrenta desafios imponentes em um mundo em rápida transformação. Ele reconhece a realidade da era digital, em que a tecnologia e a comunicação online predominam. Sua mensagem sobre a importância de “curar” as feridas de um mundo ferido se torna mais pertinente do que nunca. “Não somos apenas missionários; somos também seres humanos feridos, que carecem de cuidados e se empenham em ajudar outros”, afirmou.

Uma presença multicultural e internacional

Atualmente, os Verbitas estão presentes em 79 países, com uma missão focada em levar o Evangelho onde nunca foi proclamado ou onde foi insuficientemente anunciado. O padre Ribeiro destacou que a comunidade é composta por membros de 77 nacionalidades diferentes, refletindo a rica diversidade cultural da Ordem.

Novas vocações e o futuro da Sociedade

Apesar da crise de vocações que suas ordens enfrentam, especialmente na Europa e nas Américas, o padre Ribeiro trouxe uma mensagem de esperança ao mencionar o crescente número de novos confrades na África e na Ásia. “Claro, estamos preocupados com a diminuição do número de irmãos consagrados, mas, na nossa juventude, encontramos uma oportunidade de renovação e crescimento espiritual”, afirmou.

A busca pelo sentido da vida

Atualmente, os Verbitas identificam a missão de ajudar as pessoas a buscarem o sentido da vida como uma prioridade. O afastamento da religião muitas vezes também se traduz em um distanciamento da busca por essa finalidade. No entanto, o padre Ribeiro acredita firmemente que ainda existe lugar para a atuação missionária. “As pessoas ainda se perguntam sobre o significado da vida e, como Verbitas, devemos estar prontos para ajudá-las neste caminho”, enfatizou.

Construindo um futuro de paz

Como orientações dadas por Papa Francisco, os missionários são chamados a serem construtores de paz. O padre Ribeiro reforçou que a missão não é apenas uma questão de pregação, mas também de presença e escuta. É essencial que a sua atuação promova a paz e a reflexão, para que possam se tornar um farol de esperança e espiritualidade na vida das pessoas.

O 150º aniversário da Sociedade do Verbo Divino é, portanto, um marco de gratidão, reflexão e esperança para o futuro, alinhando a missão dos Verbitas com os desafios contemporâneos e reafirmando seu compromisso de levar a luz de Deus ao mundo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes