Brasil, 8 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mercado financeiro reflete instabilidade global e projeções do Boletim Focus

Dólar recua levemente enquanto Ibovespa sobe, em dia de pouca divulgação de indicadores econômicos e impacto do petróleo internacional

O dólar iniciou a sessão desta segunda-feira (8) em queda, recuando 0,12%, cotado a R$ 5,406 às 9h05, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h com ganhos moderados. No cenário internacional, a alta do petróleo no mercado global influencia as negociações, refletindo na volatilidade cambial e de ações.

Reação do mercado diante de fatores externos e internos

Investidores aguardam novos movimentos por parte do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, após o anúncio do payroll na semana passada, que reforçou a expectativa de cortes na taxa de juros. Apesar disso, a preocupação com uma possível recessão pesa no humor dos mercados globais, evidenciado pela ligeira queda dos principais índices de Wall Street.

Na sexta-feira, o Dow Jones caiu 0,48%, fechando aos 45.401,11 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,29%, a 6.483,16 pontos. O Nasdaq, por sua vez, estacionou quase sem variações, com queda de 0,03%, a 21.700,39 pontos. Já na Europa, os índices operam em alta, refletindo estabilidade política na maioria dos países, apesar da crise de liderança na França.

Índices globais e a influência na economia brasileira

Mercados europeus e asiáticos

Na Europa, o índice STOXX 600 sobe 0,35%, o DAX da Alemanha avança 0,59%, e o CAC 40 da França registra alta de 0,47%, enquanto o FTSE 100 do Reino Unido sobe 0,15%. As bolsas asiáticas passaram por alta significativa, com destaque para o Nikkei, de Tóquio, que avançou 1,45%, e Hong Kong, com o Hang Seng, que cresceu 0,85%.

As empresas de bens de consumo e setores ligados à inteligência artificial impulsionaram o otimismo na Ásia, mesmo com perdas pontuais em setores tecnológicos, especialmente em ações relacionadas a IA.

Projeções e projeções do Boletim Focus

Internamente, o mercado reage às novas projeções do Boletim Focus, que apontam tendências para a economia brasileira, refletidas na valorização do Ibovespa, acumulando alta de 0,86% na semana e 18,59% no ano, até o momento. O comportamento do câmbio também permanece sensível às oscilações do petróleo e às expectativas de política monetária internacional.

Segundo analistas, a cautela é a principal característica do mercado nesta fase, diante de uma conjuntura internacional marcada por tensões geopolíticas e ajustes econômicos de grandes potências.

Perspectivas futuras e desafios

A expectativa é que o impacto das oscilações globais continue influenciando o dólar e o mercado de ações, principalmente com relação às decisões de política monetária e às avaliações de risco dos investidores. A volatilidade deve persistir até que haja maior clareza sobre as próximas ações do Fed e a estabilidade política e econômica na França e na China.

Para mais informações sobre o cenário econômico, acesse a matéria completa disponível no G1.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes