O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai inaugurar, nesta terça-feira (9), o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da Polícia Federal, localizado em Manaus (AM), com recursos previstos de R$ 37 milhões. A nova estrutura é vista como um passo fundamental no combate ao crime organizado e na proteção da floresta amazônica.
Importância do CCPI na Amazônia
Na coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (8), o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, delegado federal Humberto Freire, ressaltou que a inauguração do CCPI será um divisor de águas no enfrentamento de atividades ilegais na região. “O centro funcionará de forma permanente, integrando esforços nacionais e internacionais. Além disso, os esforços integrados buscam à descapitalização e o mapeamento das cadeias produtivas ilegais”, declarou Freire.
Segundo informações do governo, o CCPI espera promover uma articulação entre as entidades responsáveis pela segurança pública, tendo como principal objetivo aumentar as ações de investigação e combate a crimes na Amazônia. Um dos projetos que receberá atenção especial é o “Ouro Alvo”, da Polícia Federal, que visa rastrear a origem ilegal do ouro extraído na região amazônica.
Combate ao desmatamento e novas iniciativas
Além da inauguração do centro policial, o presidente Lula irá assinar um contrato relacionado ao projeto “União com Municípios”, que conta com um investimento de R$ 150 milhões e visa beneficiar 48 municípios prioritários no combate ao desmatamento em toda a Amazônia. As cidades do Estado do Amazonas que serão atendidas incluem Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Manicoré e Maués.
Os principais objetivos deste projeto incluem a prevenção, monitoramento, controle e redução do desmatamento, bem como a degradação florestal. Para assegurar a proteção das áreas nativas, estão previstas também ações de regularização ambiental e fundiária.
Iniciativas sociais e tecnologia
Outro importante anúncio que será feito nesta terça-feira é a implantação de tecnologias sociais voltadas para o acesso à água de qualidade, tanto para consumo humano quanto para a produção de alimentos. O objetivo é beneficiar mais de quatro mil famílias que vivem na região amazônica, oferecendo serviços de acompanhamento familiar.
A inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional e os novos projetos demonstram o compromisso do governo federal em enfrentar os desafios impostos pelo crime organizado e pela degradação ambiental na Amazônia. A implementação de um modelo integrado que une segurança e desenvolvimento sustentável pode significar um marco na proteção da floresta e na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
Com essas iniciativas, o governo busca não apenas combater atividades ilegais, mas também promover um desenvolvimento que respeite o meio ambiente e valorize a conservação da Amazônia para as futuras gerações.
Para mais informações sobre as ações e iniciativas do governo brasileiro, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.