Nos dias 8 e 9 de setembro, 25 jovens de Nampula, no norte de Moçambique, participaram de uma formação sobre educação ambiental, uma iniciativa promovida pelo Movimento Laudato Si. O evento, realizado no Centro Sociopastoral de Anchilo, contou com a presença de jovens de diversas denominações cristãs e visou reforçar a urgência da preservação da biodiversidade e da mudança de hábitos para a proteção da Casa Comum, em consonância com o Tempo da Criação, celebrado em setembro.
A formação ecumênica em defesa da criação
Coordenada pelo Padre Máximo Robol, missionário comboniano e responsável pelo Círculo Laudato Si, a formação teve como objetivo despertar uma maior consciência ecológica entre os participantes. Em um ambiente ecumênico, os jovens tiveram a oportunidade de compartilhar saberes e responsabilidades com o intuito de defender o meio ambiente.
O Padre Máximo destacou a importância da participação dos jovens e sublinhou que a formação é apenas o começo de um processo mais amplo de sensibilização sobre as questões ambientais. “É preciso criar uma cidadania ecológica. Conhecer os problemas, mas também mudar hábitos, porque já não é possível continuar com práticas nocivas ao meio ambiente”, afirmou o sacerdote. Ele incentivou os jovens a se engajarem ativamente no movimento Laudato Si, ressaltando a urgência em ouvir o “grito da terra e o grito dos pobres”.
Depoimentos impactantes dos participantes
Os jovens participantes compartilharam suas experiências e o impacto que a formação teve em suas visões. Losespe de Carlos Canepuela declarou: “Aprendemos a olhar o ambiente de forma diferente e a encontrar soluções para reduzir a poluição, começando por nós mesmos”. Sua fala reflete uma mudança de percepção que muitos dos presentes experimentaram durante o encontro.
Isidora Jorge também expressou seu compromisso em levar as lições aprendidas para sua comunidade. “Pretendo cuidar do meio ambiente, preservar todas as espécies e começar a mudança na Paróquia de São Francisco Xavier”, destacou, evidenciando o desejo de transformar o aprendizado em ações concretas que possam beneficiar a sua localidade.
Próximos passos para um futuro sustentável
O trabalho continuará com a animação de grupos paroquiais, casas de formação e catequese, sempre com a missão de difundir práticas de cuidado ambiental entre os jovens. No dia 21 de setembro, uma celebração especial do Tempo da Criação culminará em um culto ecuménico na Igreja Metodista Unida, como uma forma de concluir as atividades e fortalecer o compromisso com o cuidado do planeta.
A formação em Nampula é um reflexo do crescente movimento jovem em defesa do meio ambiente, que busca conscientizar e educar sobre a importância de preservar a natureza e os recursos que ela oferece. Com ações como essa, espera-se que mais pessoas se sintam motivadas a agir e contribuir para uma mudança real, em suas comunidades e além.
Para mais detalhes, acesse o link da fonte.