Em uma coletiva de imprensa realizada no Vaticano, os membros da “Comissão dos Novos Mártires – Testemunhas da Fé” apresentaram o progresso do seu trabalho e a celebração ecumênica marcada para 14 de setembro, que será presidida pelo Papa Leão XIV. Dom Fabio Fabene, um dos responsáveis pela Comissão, ressaltou que “esses irmãos e irmãs colocaram a âncora da esperança não na realidade do mundo, mas no coração de Deus”. Andrea Riccardi, membro da Comissão, enfatizou que “os cristãos continuam morrendo porque são testemunhas do Evangelho”.
Reconhecimento dos mártires do século XXI
Mais de 1600 mártires e testemunhas da fé do século XXI foram reconhecidos pela Comissão instituída em 2023 pelo Papa Francisco no Dicastério das Causas dos Santos. A coletiva, que ocorreu no dia 8 de setembro, revelou detalhes sobre a celebração ecumênica organizada para o próximo domingo, na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, coincidentemente no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Dos mártires reconhecidos, 304 são originários das Américas, 43 da Europa, 110 foram assassinados em missões ao redor do mundo, 277 no Oriente Médio e Magrebe, 357 na Ásia e Oceania, e 643 na África, um continente onde a perseguição aos cristãos é alarmante, segundo o vice-presidente da Comissão, Andrea Riccardi. As histórias reveladas abordam a perseguição religiosa, a brutalidade de organizações criminosas, a exploração de recursos naturais, ataques terroristas, e conflitos étnicos.
Riccardi enfatizou que “infelizmente, os cristãos continuam morrendo” por serem apaixonados pelo Evangelho e pela humanidade. Ele acrescentou que a presença de cristãos que vivem com princípios honestos e voltados para o bem comum frequentemente irrita aqueles que buscam promover agendas criminosas.
Uma celebração ecumênica significativa
A celebração programada para o dia 14 de setembro será marcada como “a única celebração ecumênica em Roma durante todo o Ano Jubilar”, conforme destacado por Dom Fabio Fabene. Vinte e quatro delegados de diferentes igrejas cristãs e grandes comunhões participarão da Liturgia da Palavra, que reforça a ideia de que “a vitalidade do Batismo nos une a todos”. No martírio, segundo Fabene, “a Igreja já está unida” e o que se busca é que o “sangue desses mártires seja semente de paz e reconciliação”.
A liturgia terá como tema central o Evangelho das Bem-Aventuranças, uma mensagem de esperança que ressoa com a vida e a morte dos mártires. Além disso, serão realizadas leituras do Capítulo 3 do Livro da Sabedoria, do Salmo 120, e da Carta de São Paulo a Timóteo. Durante a cerimônia, será feita uma evocação de mártires específicos, como a irmã Leonella Sgorbati e cristãos evangélicos que perderam a vida em ataques terroristas.
Legado da Comissão instituída por São João Paulo II
A coletiva também enfatizou a continuidade do trabalho da Comissão, que dá sequência à iniciativa de São João Paulo II, que, no Jubileu do ano 2000, procurou coletar relatos de testemunhas da fé do século XX. Esses relatos foram divulgados no memorial dos Novos Mártires do Século XX, na Igreja de São Bartolomeu, e culminaram em uma celebração ecumênica presidida por João Paulo II em 7 de maio de 2000, no Coliseu.
Um sinal de esperança em tempos difíceis
Os membros da Comissão estavam firmemente convencidos da importância desses testemunhos durante o Ano Santo, dedicado à esperança. “Esses irmãos e irmãs”, afirmou Dom Fabene, “fixaram a âncora da esperança não na realidade do mundo, mas no coração de Deus”. Monsenhor Marco Gnavi complementou que “a esperança foi a razão de suas vidas antes da morte”, simbolizando a luta contra a opressão e a humilhação que muitos enfrentam.
Andrea Riccardi concluiu ao afirmar que “a esperança cristã não é um mero otimismo, mas uma profunda relação com a fideldidade de Deus que permanece inabalável mesmo em situações adversas”. A liturgia e os relatos dos mártires servirão não apenas como uma recordação da dor, mas como um chamado à unidade e à paz em uma sociedade frequentemente dividida. Para mais informações sobre a celebração e o trabalho da Comissão, acesse [Vatican News](https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-09/comissao-novos-martires-testemunhas-fe-liturgia-leao-xiv.html).