Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

Política

Inauguração da maternidade São Lucas em Beira, Moçambique

<p> Nova maternidade será um espaço de ensino e assistência à saúde das mulheres grávidas na Beira.</p>

Compartilhe
WhatsApp

A Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique (UCM) celebrou a inauguração da maternidade São Lucas na quinta-feira, em um evento marcante na cidade da Beira. A cerimônia, conduzida pelo Ministro da Saúde de Moçambique, Ussene Hilário, foi prestigiada por personalidades do universo acadêmico, político e da comunidade local, incluindo o Arcebispo Dom Claudio Dalla Zuanna e o Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo.

O papel da maternidade na comunidade

Durante a cerimônia, Dom Claudio destacou a importância da nova maternidade em dois aspectos. O primeiro deles é seu objetivo como um espaço de ensino e prática clínica para os estudantes de medicina. O segundo, e talvez mais vital, é a função de oferecer atendimento de qualidade às mulheres grávidas e à comunidade que as cerca.

“Com esta maternidade, estamos aqui para mostrar que a UCM não se destina apenas à transmissão de conhecimento, mas também ao serviço da sociedade”, afirmou o Magno Chanceler.

O Ministro da Saúde expressou entusiasmo pelas instalações da maternidade, revelando sua intenção de reintroduzir o conceito de "Maternidade modelo". Ele ressaltou que a nova unidade de saúde possui a infraestrutura adequada, equipamentos modernos e uma equipe qualificada para atender à população.

A importância da formação em contexto real

A UCM tem como um de seus grandes objetivos a implementação de um Hospital-Escola, que atua como um pilar fundamental em sua proposta educacional. O Reitor destacou que são dois os objetivos principais desse modelo: formar profissionais de saúde em ambientes de prática clínica e oferecer um atendimento humanitário à população.

A construção da maternidade São Lucas foi possibilitada com a colaboração da Organização Não Governamental CUAMM e posteriormente pela Fundação Martalive ETS. Durante o evento, o representante da CUAMM mencionou que a inauguração representa um passo significativo no enfrentamento dos desafios mais críticos para a saúde pública, enfatizando a melhoria no atendimento neonatal e das mães, o que deverá reduzir a mortalidade infantil no local.

O representante da Martalive ETS complementou que a entrega da maternidade simboliza a realização de um desejo de uma italiana chamada Marta, que faleceu em decorrência de um câncer, evidenciando a dimensão humana que permeia o projeto.

Agradecimentos da comunidade

Em nome da comunidade de Chipangara, a Senhora Sara Francisco expressou sua gratidão à Universidade pelo investimento em serviços de saúde através da criação da maternidade, ressaltando os benefícios que essa nova unidade trará para a população.

Além disso, é importante destacar que a maternidade ampliará os serviços oferecidos pelo Centro de Saúde São Lucas da UCM, beneficiando cerca de 18 mil famílias na região. Essa iniciativa é um compromisso da universidade com o bem-estar e a saúde da comunidade local, proporcionando acesso a serviços essenciais para gestantes e recém-nascidos.

Oiça aqui a reportagem e partilhe

Com a inauguração da maternidade São Lucas, a UCM reafirma seu papel fundamental na formação de profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que atende à missão de cuidar e servir à comunidade local, especialmente as gestantes e seus bebês. O investimento em saúde e educação é um passo significativo para o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população.

Leia também