Um incidente chocante em meio à atmosfera única do Burning Man ocorreu no último final de semana, quando James “JP” Patrick, um DJ de Minneapolis, foi quase atropelado por um Cybertruck enquanto meditava no Deserto de Black Rock, em Nevada. Segundo sua esposa, Jade Patrick, a situação foi de tirar o fôlego e poderia ter sido muito mais trágica.
“Ele não vai conseguir andar por meses, mas nós somos muito sortudos”, relatou Jade ao SF Gate na quinta-feira. “Se o veículo estivesse apenas seis polegadas à esquerda, ele teria sido esmagado completamente na região do peito ou da cabeça e não estaria mais conosco”.
Detalhes do acidente e recuperação
O acidente ocorreu quando JP, que coordena uma escola de produção musical, estava com sua esposa e seus filhos gêmeos de 13 anos nas proximidades. O veículo, que é considerado uma “art car”, esmagou os pés de JP a ponto de os ossos e tendões estarem visíveis. Ele foi imediatamente resgatado por um helicóptero e levado a um hospital em Reno, onde passou por cirurgia antes de retornar para casa.
De acordo com Jade, o condutor do veículo, que parou para ajudar após o “acidente genuíno”, demonstrou preocupação e prestou assistência. No entanto, as perspectivas financeiras da família são complicadas; os custos médicos devem superar US$ 50.000. Para ajudar na recuperação de JP, uma campanha de GoFundMe foi lançada e conseguiu arrecadar mais de US$ 60.000 em poucos dias.
Outros incidentes no Burning Man
O Burning Man é conhecido por suas várias experiências artísticas e culturais, mas o evento deste ano também foi marcado por outros episódios trágicos. Na quarta-feira, um homem de 37 anos foi encontrado morto em uma poça de sangue, identificado como Vadim Kruglov, de Washington State. Sua morte está sendo investigada como homicídio.
Ainda na mesma edição do festival, a polícia do Condado de Pershing prendeu um homem da Califórnia por suposta agressão sexual a uma mulher, além de um criminoso condenado que foi encontrado portando armas de fogo e “grandes quantidades de drogas.”
Além disso, o Reno Gazette noticiou que outro frequentador do Burning Man foi resgatado após sofrer uma eletrocussão durante o evento, que atrai anualmente cerca de 70.000 pessoas para o norte de Nevada. O estado de saúde desse homem ainda não foi divulgado.
Os organizadores do Burning Man não comentaram o incidente que envolveu JP. À medida que o festival termina, histórias sobre os eventos deste ano continuam a fazer manchetes e gerando preocupações sobre a segurança de todos os presentes.
Enquanto a comunidade se une para ajudar JP em sua recuperação, muitos se perguntam sobre as medidas de segurança que podem ser implementadas para garantir que todos desfrutem do Burning Man de maneira segura e responsável.