Você já teve a sensação de lembrar claramente de algo, só para descobrir que essa lembrança nunca aconteceu? Essa é a essência do efeito Mandela, que atinge também fãs de filmes da Disney. Recentemente, mergulhei em alguns desses efeitos em clássicos animados, e o que descobri é de deixar qualquer um impressionado — ou confuso.
Famosos efeitos Mandela nos clássicos Disney
“Estamos todos loucos aqui”, na Toca do Alice?
Na animação Alice no País das Maravilhas (1951), o Cheshire Cat nunca diz “We’re all mad here”. O que ele realmente fala é “Most everyone’s mad here”. Essa pequena mudança altera a percepção de quem acompanhou o filme por décadas.
Tweedledum e Tweedledee com bandeiras e não hélices
Outra curiosidade de Alice é que Tweedledum e Tweedledee usam bandeiras nos chapéus, e não hélices, como muitos acreditam.
Tinker Bell nunca pontua o “i” na introdução?
Sua memória pode estar enganada aqui: a fada nunca pontua o “i” no título de Mary Poppins. Mas ela aparece na introdução do DVD, o que talvez seja a origem dessa confusão.
Mais efeitos que desafiam a memória dos fãs
Mickey Mouse com cauda?
Você lembra de Mickey com cauda em Steamboat Willie (1928)? Sim, ele tem cauda, mesmo que muitos nunca tenham notado.
Refrão clássico de Branca de Neve
Na animação Branca de Neve (1937), a fala correta é “Magic mirror on the wall, who is the fairest of them all?”, sem o “mirror, mirror”.
Baloo e sua fantasia de coco
Nosso amado ursinho de O Livro da Selva (1967), nunca usou um sutiã de coco — essa imagem também é uma invenção da memória coletiva.
Lembrou de alguma cena muuuuito famosa?
Se você lembra da cena em O Rei Leão (1994) onde Mufasa diz a Scar “Não me faça lembrar de como você ganhou essa cicatriz”, ela nem aconteceu. Uma memória compartilhada que não passa de efeito Mandela.
O estranho caso do filme Shazaam
Talvez a questão mais famosa: muitas pessoas juram que assistiram a um filme chamado Shazaam (1990s), com Sinbad como um gênio. Mas, na verdade, esse filme nunca existiu. A única produção semelhante é Kazaam (1996), estrelado por Shaquille O’Neal.
Qual efeito Mandela mais te assusta?
Essa lista só arranha a superfície do que muitos acham que são memórias coletivas distorcidas. E você, qual desses efeitos Mandela te deixou mais confuso? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Assista a esses filmes na Disney+
Quer conferir tudo isso de perto? A maioria desses filmes está disponível na Disney+. Prepare-se para questionar o que é real — ou pelo menos, o que sua memória acha que é.