Brasil, 6 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Plataforma Não Me Perturbe fecha primeiro semestre de 2025 com mais de 13 milhões de números cadastrados

A plataforma Não Me Perturbe, lançada em julho de 2019, soma mais de 13 milhões de telefones bloqueados para ligações de telemarketing em 2025.

A plataforma Não Me Perturbe, criada pelas empresas signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), encerrou o primeiro semestre de 2025 com mais de 13 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e oferta de crédito consignado. A iniciativa visa melhorar a relação com os consumidores ao restringir ligações indesejadas.

Obrigações e expansão da plataforma

Segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a adesão à Não Me Perturbe será obrigatória para todas as prestadoras de serviços de telecomunicações nos próximos 60 dias. Assim, empresas, independentemente do porte, terão que cumprir a lista de números que optaram por bloquear das ligações de telemarketing, fortalecendo a efetividade da iniciativa.

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, destacou que a entrada de mais empresas na plataforma tornará o sistema ainda mais eficiente. “A iniciativa criada dentro da autorregulação das operadoras tem como objetivo melhorar a relação com os consumidores, que é o foco principal das nossas empresas”, afirmou Ferrari.

Como funciona a plataforma?

  • O usuário deve realizar o cadastro no site, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país para bloquear seus números de celular e telefone fixo contra chamadas de telemarketing de telecom e crédito consignado.
  • O bloqueio entra em vigor em até 30 dias após o cadastro.
  • A plataforma funciona exclusivamente para ligações de empresas que aderiram ao sistema, ou seja, de telecomunicações e oferta de crédito consignado.
  • Call centers de outros setores, como planos de saúde ou serviços diversos, não são cobertos pelo sistema.

Para mais informações, acesse o site oficial do Globo.

Impactos e perspectivas futuras

A expansão da plataforma e a obrigatoriedade de adesão reforçam o compromisso das operadoras com a proteção ao consumidor. A expectativa é que o número de números bloqueados continue crescendo, contribuindo para uma comunicação mais eficiente e menos invasiva.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes