Nesta sexta-feira (5), o Papa Leo XIV inaugurou oficialmente o Village Laudato Si’ em Castel Gandolfo, com uma celebração litúrgica que ressaltou a vocação de todos para cuidar da criação. Antes da missa, o Papa percorreu o complexo em um carrinho de golfe, cumprimentando funcionários e estudantes envolvidos no projeto ambiental inspirado na encíclica Laudato Si’ de Pope Francisco.

Durante sua reflexão a partir do Evangelho de Mateus, o Papa destacou a responsabilidade de cada pessoa de respeitar o “plano do Criador”.
“Jesus enfatiza a posição especial reservada, no ato criador, ao ser humano: a criatura mais bela, feita à imagem e semelhança de Deus”, afirmou Leo XIV em sua homilia.
Papa Leo XIV inaugurou na sexta-feira à tarde o Borgo Laudato Si’. O Santo Padre afirmou que a vila “se apresenta como uma iniciativa da Igreja voltada a realizar essa ‘vocação de ser guardiões da obra de Deus’”. pic.twitter.com/CZyersGm1Q
— EWTN Vaticano (@EWTNVatican) 5 de setembro de 2025
O Papa destacou que o cuidado com a criação é uma verdadeira vocação de todos os seres humanos, um compromisso que deve ser realizado dentro do próprio mundo criado, sem esquecer que somos criaturas entre criaturas, não criadores.
Falando sobre seu predecessor, Pope Francisco, que idealizou o projeto e celebrou a missa em homenagem à Criação, Leo XIV afirmou que o village é uma “semente de esperança” para promover a “conversão ecológica” por meio da educação e catequese.
“Como escreveu meu predecessor, é fundamental ‘recuperar uma harmonia serena com a criação, refletir sobre nosso estilo de vida e ideais, contemplar o Criador, que vive entre nós e em tudo o que nos cerca’”, citou Leo, remetendo à encíclica de 2015.

“O Laudato Si’ Village que inauguramos hoje é uma iniciativa da Igreja para revelar essa ‘vocação de ser mordomos da obra de Deus’”, declarou Leo XIV.
O complexo ecológico possui isolamento de alta tecnologia, sistemas fotovoltaicos e de gestão circular de água, além de espaços destinados às atividades educativas para estudantes.
Ao final da celebração litúrgica, o Papa Leo abençoou o village com água benta, assim como todos os presentes na cerimônia.
Entre os convidados, o cantor italiano Andrea Bocelli e seu filho Matteo ofereceram uma música ao Papa para marcar a ocasião.