Criada em 1946, a Mota-Engil é uma companhia portuguesa que opera em 21 países e três continentes. Em 2012, adquiriu metade da Empresa Construtora Brasileira (ECB) e, neste ano, passou a controlar a sua totalidade, rebatizando-a como Mota-Engil Brasil. O CEO global da empresa é Carlos Mota Santos.
Projeto do túnel Santos-Guarujá e sua importância
Após o resultado do leilão realizado nesta sexta-feira, Manoel Antonio Fonseca Vasconcelos Mota, vice-presidente da Mota-Engil Latam-Portugal, destacou a relevância da obra. Segundo ele, o túnel “é uma infraestrutura fundamental para o estado de São Paulo, para o Porto de Santos e para o Brasil”.
O túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo submerso do Brasil e o maior da América Latina. Com recursos dos governos federal e estadual, a nova travessia promete aliviar o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e nas balsas, que atualmente são as únicas alternativas para o transporte entre as duas cidades.
Benefícios e detalhes do projeto
A conclusão do túnel permitirá reduzir o tempo de viagem entre Santos e Guarujá de até uma hora para menos de cinco minutos. A obra proporcionará passagens para pedestres, ciclistas, faixas exclusivas para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e espaço para veículos leves e pesados.
De acordo com as informações disponíveis, o projeto conta com recursos do governo federal e do governo estadual, além de incluir infraestrutura para diferentes modais de transporte, promovendo maior mobilidade urbana na região.
Projetos da Mota-Engil no Brasil
Além do túnel Santos-Guarujá, a Mota-Engil atua em outros projetos de grande impacto no Brasil, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador (BA) e a ampliação da Rodovia Castello Branco, em São Paulo. A companhia também trabalha em projetos de engenharia rodoviária, ferroviária,industrial, aeroportuária, na mineração, mobilidade urbana e óleo e gás.
Perspectivas futuras
Segundo o vice-presidente Manoel Mota, a obra terá grande impacto na mobilidade da Baixada Santista, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e integrando ainda mais o Porto de Santos ao interior paulista. A expectativa é que a construção do túnel fortaleça a presença da Mota-Engil no Brasil e impulsione novos investimentos em infraestrutura.
Para mais detalhes sobre o processo de leilão, acesse a matéria completa no GLOBO Economia.