Brasil, 7 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil lidera ataques DDoS na América Latina, com meio milhão de ocorrências no primeiro semestre de 2025

O Brasil foi o principal alvo de ataques DDoS na América Latina, com 55% das ações na região, segundo relatório da Netscout divulgado nesta semana.

De acordo com o último relatório da empresa de cibersegurança Netscout, publicado nesta semana, o Brasil registrou meio milhão de ataques DDoS no primeiro semestre de 2025, destacando-se como maior foco na América Latina. Os dados, que consideram os seis primeiros meses do ano, apontam um crescimento de 55% em relação ao segundo semestre de 2024, quando foram contabilizadas 357.422 ocorrências.

Brasil entre os principais alvos globais de ataques DDoS

A Netscout monitorou cerca de 8 milhões de ataques DDoS globalmente, uma ação criminosa que consiste em derrubar sistemas online por meio da sobrecarga de acessos. Na América Latina, a quantidade de ataques totalizou 1 milhão, sendo que o Brasil respondeu por 55% do total regional, reforçando sua posição como um dos principais alvos no cenário mundial.

Setores mais visados pelos hackers

Segundo o relatório, os setores mais atacados são as operadoras de telecomunicações móveis, provedores de infraestrutura de computação — como hospedagem de sites e processamento de dados — além de telecomunicações com fio. Em quinto e sexto lugares aparecem o setor bancário comercial e o transporte rodoviário, respectivamente.

Novos desafios e ameaças crescentes

O documento destaca que tecnologias emergentes, como a automação por inteligência artificial, aliado à disseminação de serviços de ataque DDoS sob demanda, representam um aumento nos riscos cibernéticos. “Cada uma dessas ameaças já seria grave isoladamente; juntas, configuram uma tempestade perfeita com riscos sem precedentes para organizações e redes de provedores de serviço globalmente”, afirma a Netscout.

Impacto de ações de grupos ativistas e criminosos

O especialista em cibersegurança Kleber Carriello lembra que os ataques DDoS tiveram um crescimento expressivo durante a Primavera Árabe, quando passaram a integrar ações de grupos ativistas. “Em ambientes polarizados, parte destes aumentos pode ser atribuída a hacktivistas. Contudo, o uso de DDoS como ferramenta de extorsão por criminosos, com pedidos de resgates em criptomoedas, vem crescendo de forma significativa”, explica Carriello, engenheiro e consultor da Netscout.

Ele alerta ainda que a combinação de ataques coordenados e automação sob demanda dificulta a proteção das redes e aumenta os riscos para as operações digitais de empresas e governos.

Para mais informações, acesse o relatório completo da Netscout.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes