Brasil, 4 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Relíquias na Igreja Católica: principais dúvidas e significados

Entenda o que são as relíquias, seus tipos, como são autenticadas e a importância da veneração na fé católica

A Igreja Católica é reconhecida por seu vasto repertório de relíquias, objetos considerados sagrados por sua ligação com santos e Jesus Cristo. Desde o dedo de São TomÁS até o sangue milagroso de São Januário, a tradição de venerar relíquias está enraizada na história e na Bíblia, mesmo que para alguns pareça uma prática exótica ou antiquada. Veja as respostas às perguntas mais frequentes sobre esse assunto.

O que é uma relíquia?

Relíquia é um objeto físico que possui conexão direta com um santo ou com Jesus Cristo, demonstrando conexão espiritual e histórica. A palavra tem origem no latim “relinquere”, que significa “abandonar” ou “deixar para trás”.

Quais são as categorias de relíquias?

As relíquias podem ser classificadas em três categorias principais: primeira, segunda e terceira classe.

Relíquias de primeira classe incluem partes do corpo de santos, como ossos ou carne, como o crânio de São Tomás de Aquino ou ossos de São Judas Thaddeus. Fragmentos da cruz de Jesus também entram neste grupo.

Relíquias de segunda classe são objetos que um santo tocou ou possuiu, como roupas ou livros, ou fragmentos desses itens.

Relíquias de terceira classe são objetos tocados por um santo ou tocados por uma relíquia de primeira ou segunda classe, por exemplo, um rosário tocado pelos ossos de Santa Bernadette.

Recentemente, um decreto do Vaticano em 2017 distinguiu relíquias “significativas”, que incluem os corpos ou partes deles, de “não-significativas”, que incluem fragmentos menores ou objetos tocados por santos, ambos devem ser preservados com respeito e sem superstições (decreto do Vaticano de 2017).

Como se autentica uma relíquia?

Para certificar uma relíquia de primeira ou segunda classe, ela precisa de autorização de bispos ou cardeais, geralmente pertencendo à diocese do santo. Além disso, para relíquias de primeira classe, há necessidade de comprovação científica de que o objeto realmente é restos humanos, evitando falsificações.

Por que os católicos veneram relíquias?

A veneração a relíquias é uma forma de homenagear a vida exemplar e a fé ousada dos santos, além de servir de exemplo de santidade na caminhada cristã. Como afirma São Jerônimo, “não adoramos as relíquias, mas veneramos para melhor adorar aquele a quem elas pertencem”.

Relíquias de santos, incluindo crânios e fragmentos ósseos. Crédito: Shrine of the Canadian Martyrs

Relíquias têm base bíblica?

Sim. Diversas passagens bíblicas indicam curas e milagres por contato com objetos. Em 2 Reis 13:20-21, um homem ressuscita após tocar nos ossos do profeta Eliseu. Na Nova Lei, a mulher hemorrágica é curada ao tocar a orla do manto de Jesus (Mateus 9:20-22), e objetos do apóstolo Paulo também geraram milagres (Atos 19:11-12).

Relíquias podem realizar milagres?

Sim, mas a Igreja ensina que o poder vem de Deus, não das relíquias em si. Elas são veículos utilizados por Deus para fazer milagres, que representam intercessores e exemplos de santidade (Catecismo da Igreja Católica).

É permitido possuir uma relíquia?

Sim, embora as relíquias devam estar em igrejas ou santuários, o canon law permite que leigos tenham relíquias em suas casas. Porém, a Igreja não libera relíquias para uso individual ou venda; apenas para instituições religiosas, e apenas em casos autorizados.

Posso comprar ou vender relíquias?

Não. A venda de relíquias de primeira e segunda classe é proibida pelo direito canônico. Sua doação ou empréstimo só pode ser feito por seus proprietários, e relíquias de grande valor não podem ser transferidas sem autorização do Vaticano.

Onde posso venerar relíquias?

Relíquias estão espalhadas por todo o mundo, em igrejas, catedrais e santuários. Exemplo famoso é a Basílica de Notre Dame, em Indiana, que possui cerca de 1.200 relíquias. Em Veneza, a Basílica de São Marcos guarda relíquias de São Marcos Evangelista. São também relicários na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e eles são exibidos em tour pelas cidades ao redor do planeta.

Existem relíquias de Jesus ou Maria?

Não há relíquias de primeira classe de Maria ou de Jesus, pois ela foi assumida ao céu corpo e alma. Entretanto, acredita-se que o véu de Maria esteja em Chartres, na França. Quanto a Jesus, há fragmentos da Cruz, do berço, e de objetos relacionados à flagelação.

Para mais detalhes, acesse a fonte oficial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes