A Polícia Civil do Piauí, por meio da Segunda Delegacia Seccional – Divisão 1 (antigo 7º Distrito Policial), prendeu nesta quinta-feira (4) o empresário Altair Ricardo Marques Coutinho, proprietário de uma imobiliária em Teresina. O mandado está relacionado a práticas de estelionato, conforme tipificado no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.
De acordo com a Polícia Civil, o homem, que agia como corretor de imóveis e proprietário de sua própria imobiliária, é suspeito de aplicar golpes em diversas pessoas por meio de contratos de compra e venda de imóveis.
“O empresário adquiria imóveis, alegando que estavam quitados, ou firmava contratos com valores previamente estipulados. Em seguida, vendia o mesmo imóvel para outras pessoas, recebendo o pagamento integral e prometendo que a documentação estava regularizada. Posteriormente, as vítimas descobriam que os imóveis possuíam dívidas pendentes e não haviam sido quitados como o prometido”, explica a Polícia Civil.
O delegado Adalberto Paulo informou que o suspeito se recusava a fazer o repasse de valores para os antigos proprietários, ou pagava apenas uma parte da dívida, e desaparecia sem dar satisfação para os compradores.
“As vítimas, ao procurarem a imobiliária ou o próprio, não conseguiam encontrá-lo, e o estabelecimento estava frequentemente fechado. A Polícia Civil iniciou as investigações após receber uma denúncia anônima em 29 de maio de 2024. A partir das informações obtidas, a equipe de investigação localizou o homem em seu endereço, onde o estelionatário se encontrava”, explicou.
Conforme a Polícia, foi verificado que o suspeito possui um extenso histórico criminal, com 39 procedimentos registrados em seu nome, sendo 10 inquéritos policiais relacionados a crimes de estelionato. Além disso, a análise de inquéritos mais recentes, referentes a 2025, evidenciou que ele agia de maneira reiterada, utilizando o mesmo modus operandi.