A Polícia Militar do Piauí montou plano especial de segurança e trânsito para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que celebra os 203 anos da Independência do Brasil. O evento será realizado neste domingo (7), na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, e deve reunir mais de 40 mil espectadores, segundo a organização.
De acordo com o coronel Sá Júnior, coordenador da solenidade, mais de 50 instituições participarão do evento este ano, reunindo cerca de 7 mil pessoas.
“No ano passado tivemos público superior a 30 mil pessoas. Este ano a expectativa é de superar 40 mil. É um desfile construído por muitas mãos e instituições”, destacou.
O policiamento será coordenado pelo tenente-coronel Moreira Filho, comandante do 1º Batalhão. Mais de 100 policiais militares estarão em atuação direta, com reforço de unidades especializadas em caso de ocorrências. O esquema de segurança será dividido em quatro setores da avenida, da rotatória do Cefap até a Ponte Estaiada, cobrindo todo o percurso do desfile e região.
Além da PM, a operação conta com integração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio. O evento também terá suporte médico com equipes do Hospital da Polícia Militar, Samu, Exército e PRF, que disponibilizarão ambulâncias e profissionais de saúde para atendimento emergencial.
Trânsito
Segundo a tenente-coronel Ayla, comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, haverá 28 pontos de bloqueio a partir das 6h de domingo. Estarão interditadas toda a extensão da Avenida Marechal Castelo Branco, a Avenida São Raimundo (sentido sul-norte) e vias adjacentes.
A recomendação da organização é que o público da zona norte estacione próximo à Ponte Estaiada, já a população da zona sul deve deixar os veículos em ruas paralelas e seguir a pé até o local do desfile. Equipes da Strans também atuarão no controle do tráfego e na liberação gradual das vias após o encerramento.
Cronograma oficial do desfile
06h30 – Apresentação do efetivo (Cefap)
07h00 – Incorporação da Guarda-Bandeira
07h15 – Hasteamento das Bandeiras (em frente ao Bope)
07h20 – Fogo Simbólico da Pátria
07h30 – Revista da Tropa
07h45 – Início do desfile
10h30 – Previsão de término.

Da Redação