Brasil, 4 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

OpenAI lança plataforma de empregos com foco em inteligência artificial

Empresa planeja conectar empregadores a candidatos com habilidades em IA e oferecer certificações gratuitas para 10 milhões de americanos até 2030

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (4) o desenvolvimento de uma nova plataforma de empregos impulsionada por inteligência artificial (IA), visando acelerar a inserção de profissionais na área. A iniciativa busca conectar empregadores com candidatos que possuem habilidades em IA, em um esforço para ampliar o uso dessa tecnologia em empresas e órgãos públicos.

Plataforma de empregos e programa de certificação em IA

Segundo a empresa, a nova plataforma utilizará IA para ajudar governos locais e empresas de todos os tamanhos a localizar candidatos qualificados. A OpenAI também introduzirá, nos próximos meses, um programa de certificação gratuito que ensinará trabalhadores a utilizar melhor a IA no ambiente de trabalho, colaborando com organizações como o Walmart.

“Acreditamos que a IA irá criar mais oportunidades do que qualquer tecnologia na história, embora também possa gerar disrupções”, afirmou Fidji Simo, CEO de aplicações da OpenAI. “Nosso objetivo é ajudar mais pessoas a se tornarem fluentes em IA e colocar suas habilidades em prática no mercado.”

Inclusão de empresas e impacto no mercado de trabalho

O programa de certificação será disponibilizado inicialmente para cerca de 1,6 milhão de funcionários do Walmart nos EUA, com possibilidade de futura extensão a outras companhias. A parceria visa preparar os trabalhadores para a adoção de IA em tarefas diárias, como planejamento de estoque e logística, além de promover uma transformação na força de trabalho.

“Queremos que a tecnologia trabalhe para liberar o tempo dos funcionários para atividades de maior valor, melhorando a experiência dos clientes”, explicou John Furner, CEO do Walmart nos EUA.

Desafios e oportunidades da automação

Entretanto, o avanço da IA suscita preocupações sobre deslocamentos de empregos, especialmente em funções que envolvem tarefas repetitivas. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford revelou que, nos últimos três anos, empregos de categorias mais vulneráveis à automação, como contadores e assistentes administrativos, caíram 13%.

“Ao mesmo tempo, cargos anteriormente inexistentes, como entregadores de comércio eletrônico, se consolidaram na força de trabalho atual”, destacou John Furner. Apesar dos riscos, a OpenAI reforça seu compromisso de oferecer soluções de capacitação e adaptação para os trabalhadores enfrentarem as mudanças no mercado.

Perspectivas futuras e reflexões sobre a tecnologia

Durante uma reunião da força-tarefa da Casa Branca sobre IA e educação, em que participaram líderes como Sam Altman, da OpenAI, e Sundar Pichai, da Alphabet, a discussão foi sobre o papel da tecnologia na transformação do mercado de trabalho. Altman afirmou que a IA tem potencial para democratizar oportunidades, mas também irá gerar desafios difíceis de prever.

“Queremos oferecer alternativas de aprendizado para que todos possam se adaptar a esse novo mundo”, afirmou Fidji Simo. Ela lembrou que, no passado, muitas funções foram substituídas por softwares, como as planilhas Excel, que ao invés de eliminar empregos, ajudaram profissionais a desempenhar melhor suas funções.

Segundo Simo, o futuro do trabalho será uma combinação de tecnologia e habilidades humanas, e a prioridade é garantir que todos tenham acesso às ferramentas necessárias para prosperar nesse cenário de constante evolução.

Mais detalhes sobre a plataforma de empregos e o programa de certificação podem ser conferidos no fonte oficial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes