Brasil, 4 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

CPMI do INSS investiga fraudes envolvendo Careca do INSS

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dá continuidade às apurações sobre fraudes no INSS e investiga o lobista Careca do INSS.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza a quinta sessão nesta quinta-feira (4/9), às 9 horas. Na pauta, há 56 requerimentos, dos quais 13 são pedidos de informações relacionadas a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.

Detalhes dos requerimentos na CPMI

Os requerimentos pedem à Polícia Federal (PF) informações sobre as viagens internacionais realizadas pelo lobista nos últimos cinco anos, entradas e saídas do território nacional, e informações sobre carros apreendidos no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto. Ademais, há pedidos para a derrubada do sigilo de 100 anos impostos sobre o trânsito de Antônio Carlos nas dependências do Congresso Nacional.

Como mostrou o Metrópoles, o Senado Federal impôs sigilo sobre as visitas do lobista à Casa e se recusa a prestar informações sobre a entrada de representantes da entidade investigada, Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB).

Antonio Carlos Antunes, o Careca do INSS

Expectativas e próximos passos da CPMI

Na prática, mesmo com os requerimentos eventualmente aprovados, os parlamentares do colegiado já consideram certo que o Senado irá negar acesso às informações sobre quem o Careca do INSS visitou. Dessa forma, integrantes da CPMI defendem que o tema seja judicializado para que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida.

Quem é o Careca do INSS?

Lobista conhecido como Careca do INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes, tinha procurações das associações para atuar em seus nomes perante o INSS. Quebras de sigilo bancário mostraram pagamentos dele e de suas empresas a parentes de ex-dirigentes do INSS, revelando um esquema de corrupção que levava ao recebimento de 27,5% de cada desconto sobre aposentadorias que conseguia para o grupo.

O escândalo do INSS e suas repercussões

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com os descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, alcançando R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e forneceram informações valiosas para as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Até o momento, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que resultou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Na medida em que a CPMI avança em suas investigações, a sociedade acompanha atentamente as revelações que vêm à tona, uma vez que os desdobramentos deste caso podem impactar diretamente a confiança pública nas instituições responsáveis pela previdência social no Brasil.

Source link

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes