Brasil, 3 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Paróquia de Sydney cria peça sobre Carlo Acutis para fortalecer a devoção e unir a comunidade

Jovens de uma paróquia em Sydney encenaram peça sobre a vida do bem-aventurado Carlo Acutis, inspirando maior amor à Eucaristia e união familiar

Children from a Catholic parish in Sydney, Australia, put together an original play about the life of Blessed Carlo Acutis that has inspired Eucharistic devotion among the kids and families in the community.

Comunidade se fortalece por meio do teatro religioso

Father Epeli Qimaqima, pároco de St. Joachim Parish, contou à CNA que a peça gerou uma transformação espiritual duradoura e “uniu ainda mais a comunidade da paróquia”.

“Não foi uma peça feita apenas por fazer, mas uma reflexão sobre como catequizar as famílias nesta era”, afirmou o padre.

Padre Epeli Qimaqima com alguns alunos da peça paroquial em Roma, Itália, 2025. Crédito: EWTN News
Padre Epeli Qimaqima com alguns alunos da peça em Roma, Itália. 2025. Crédito: EWTN News

Uma peça marcante no dia de Santa Terezinha

A montagem, intitulada “Highway to Heaven”, aconteceu em 12 de outubro de 2024, data da festa do bem-aventurado Carlo Acutis. Escrita e dirigida por Anna Harrison, da Sydney Catholic Youth, a peça apresentou crianças de 7 a 15 anos dramatizando a história do adolescente italiano, conhecido por sua paixão pela Eucaristia e suas habilidades com computadores.

“Minha ideia inicial era uma peça sobre a história de Fátima”, afirmou o padre Qimaqima. “Mas as crianças, no grupo paroquial, me perguntavam muito sobre Carlo Acutis. Elas se sentiam tão próximas dele, por sua idade, e sabiam tudo sobre ele”.

As crianças se identificaram com Acutis porque ele era “como elas em vários aspectos”, gostando de futebol, natação e videogames. No entanto, o que mais as tocou foi a sua devoção à Eucaristia.

“Por causa do nosso Oratório de Adoração, acho que elas perceberam uma conexão”, disse o padre Qimaqima.

Meses após a peça, padre Epeli Qimaqima percebeu que crianças e pais passavam mais tempo na capela de adoração perpétua. 'Eles cresceram aprendendo sobre Carlo Acutis e sua vida', disse. Crédito: Cortesia da paróquia de St. Joachim, Sydney, Austrália
Meses após a peça, padre Epeli Qimaqima percebeu que crianças e pais passavam mais tempo na capela de adoração perpétua. ‘Eles cresceram aprendendo sobre Carlo Acutis e sua vida’, disse. Crédito: Cortesia da paróquia de St. Joachim, Sydney, Austrália

Impacto que vai além do palco

A participação na peça envolveu crianças em todos os aspectos, desde atuar e trocar cenários até cuidar de objetos de cena. E o efeito da iniciativa foi prolongado na rotina da comunidade.

Nas semanas seguintes, Qimaqima observou que as crianças e seus pais passaram a dedicar mais tempo na capela de adoração.

“Eles têm crescido juntos no aprendizado sobre Carlo Acutis e seu exemplo de fé”, afirmou o padre.

Um jovem participante agora para na capela para rezar no caminho de casa, e alguns pais começaram a frequentar missas em dias de semana e a se encontrar fora da igreja para socializar.

“Ouço dizer que estão se encontrando fora da paróquia para tomar café, conversar sobre o que estão passando”, comentou o padre. “Muitos pais descobriram coisas novas sobre seus filhos durante os ensaios. Muitos me disseram: ‘Eu nunca imaginei que meu filho pudesse fazer isso’”.

Gabriel Rovero (esquerda) interpretou o jovem Carlo Acutis e Christopher La Rosa (direita) interpretou o Acutis adolescente na peça da paróquia em Sydney. Crédito: Cortesia da Paróquia de St. Joachim, Sydney, Austrália
Gabriel Rovero (esquerda) interpretou o jovem Carlo Acutis e Christopher La Rosa (direita) interpretou o Acutis adolescente na peça da paróquia em Sydney. Crédito: Cortesia da Paróquia de St. Joachim, Sydney, Austrália

Um sonho que virou missão

Padre Qimaqima, ex-professor primário de Fiji, explicou que a iniciativa nasceu do desejo de alcançar as famílias.

“Voltei aos Evangelhos e redescobri que a forma de ensinar de Jesus era através de contação de histórias, as parábolas”, comentou. “Pensei em usar o teatro como uma maneira de contar histórias para catequizar as famílias, as crianças e os pais, por meio das vidas dos santos”.

No dia do espetáculo, houve uma celebração paroquial, missa e churrasco, promovendo um momento de socialização e alegria para todos.

Peregrinos australianos na Itália, na frente do túmulo de Carlo Acutis, durante peregrinação. Crédito: Cortesia da Paróquia de St. Joachim, Sydney, Austrália
Peregrinos australianos na Itália, em frente ao túmulo de Carlo Acutis. Crédito: Cortesia da Paróquia de St. Joachim, Sydney, Austrália

Peregrinação a Roma e a surpresa com o falecimento do Papa

Quatorze crianças e seus parentes participaram de uma peregrinação a Itália para a missa de canonização de Carlo Acutis, inicialmente marcada para abril, mas que foi cancelada após o falecimento do Papa Francisco.

Ao desembarcar em São Pedro, eles souberam da notícia e, em vez de celebrar a canonização, assistiram ao funeral do Papa. “Foi muita coisa junto, jamais tinha participado de tantos funerais antes, mas vê-lo de perto foi uma experiência única”, relatou Francesca Manu, de 9 anos.

Christopher La Rosa, de 13 anos, comentou: “Foi uma oportunidade de se despedir de um Papa que acompanhei toda a minha vida. Foi muito emocionante”.

Juventude australiana durante peregrinação à Itália, abril de 2025. Crédito: Courtney Mares/CNA
Juventude australiana durante peregrinação à Itália, abril de 2025. Crédito: Courtney Mares/CNA

Momentos de oração e esperança

O grupo também visitou Assis para rezar no túmulo de Carlo Acutis. “Sempre quis ver seu corpo, porque ele é um dos santos favoritos da nossa família”, afirmou Antonia Mallet, de 11 anos.

Ela destacou que Acutis ensinou sobre a presença real na Eucaristia. “Ele me inspira a oferecer meus sofrimentos pelas intenções do Papa e pelas almas do purgatório”, afirmou.

La Rosa pediu a intercessão do jovem beato para aproximar-se de Deus e proteger-se das distrações do mundo. “Ele me motivou a compartilhar o Evangelho”, finalizou.

De volta à Austrália, a paróquia planeja assistir à transmissão da canonização no próximo domingo, 7 de setembro, convidando toda a comunidade para celebrar a vitória do jovem santo.

Na semana passada, a Paróquia de St. Joachim recebeu 780 crianças de 11 escolas católicas em uma celebração especial em homenagem a Carlo Acutis, com peregrinação a pé até a igreja e shows culturais. E os ensaios de “Highway to Heaven” continuam com duas apresentações previstas para outubro, marcando o primeiro dia de festa do novo santo.

Padre Qimaqima ressaltou a mudança de corações na comunidade: “Eles contam para os amigos na escola, trazem os pais para a igreja, e conexões duradouras se formam entre as crianças, muitas de escolas diferentes. É maravilhoso ver a ação do Senhor na vida de cada um”.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes