Brasil, 3 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

João Roberto Marinho receberá prêmio no Emmy Internacional 2025

Presidente do Grupo Globo será homenageado por sua liderança e pelos 100 anos do jornal O GLOBO e os 60 anos da TV Globo

O presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, será agraciado com o troféu Personalidade Mundial da Televisão na noite de gala do Prêmio Emmy Internacional 2025, em Nova York, no dia 24 de novembro. A premiação reconhece sua trajetória de liderança e a contribuição do grupo para a televisão mundial.

Reconhecimento pela trajetória e influência

A Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas anunciou na terça-feira que João Roberto Marinho será homenageado por sua importante atuação na televisão brasileira, especialmente neste ano em que comemora o centenário de fundação do jornal O GLOBO, herdado do seu avô Irineu Marinho, e os 60 anos da TV Globo.

Histórico de prêmios do Grupo Globo

Com 18 Emmys conquistados ao longo dos anos, a Globo já assegurou seu 19º na categoria Personalidade Mundial da Televisão com a homenagem a João Roberto. No total, essa é a quarta vez que a premiação é concedida nesta categoria, com os precedentes sendo recebidos por Roberto Marinho (em 1976 e 1983) e Roberto Irineu Marinho, em 2014.

Legado e contribuições

Filho de Roberto Marinho, João Roberto, nascido em 1953, iniciou sua carreira no jornal O GLOBO em 1973 e, posteriormente, ocupou diversos cargos até assumir a presidência do Grupo Globo e do seu Conselho de Administração. Em sua gestão, a companhia foi declarada patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro, reconhecendo sua relevância cultural e social.

Bruce L. Paisner, presidente e CEO da Academia, destacou a importância de João Roberto para a televisão mundial, afirmando que ele “dedicou sua carreira a reforçar o compromisso do grupo com produção de qualidade, responsabilidade social e jornalismo independente”.

Próximos passos e destaque da premiação

A cerimônia em Nova York também entregará prêmios em 16 categorias distintas, incluindo melhor atriz, melhor ator, telenovela, produção infantil e documentário. Ainda será oficial a lista das produções indicadas feitas em 2024, com votação realizada pelos membros da academia internacional.

A Globo, que já acumula 125 indicações e 15 prêmios na história do Emmy, pode ampliar sua lista de conquistas este ano. Notáveis produções da emissora premiadas anteriormente incluem novelas como “Caminho das Índias” e “Império”, além de séries e trabalhos jornalísticos de destaque.

A premiação reafirma o papel do grupo na inovação e excelência da televisão brasileira e internacional. João Roberto Marinho também reforçou que o reconhecimento é um reflexo do talento, criatividade e dedicação de todos os profissionais que preservam o jornalismo e a cultura brasileira.

Mais informações podem ser acessadas no site do Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes