No início de 2026, a cidade de Franca, no interior de São Paulo, deverá contar com um novo sistema de transporte público, após a escolha da Itu Transportes e Turismo como a empresa responsável pela operação. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) em uma coletiva na quarta-feira (3). As mudanças prometidas visam reduzir o custo das passagens e aumentar a frota de ônibus em circulação, trazendo expectativas positivas para os usuários do transporte municipal.
Principais mudanças no transporte público
Durante a coletiva, o prefeito detalhou as principais alterações que a nova administração do transporte público trará. A seguir, algumas das novidades anunciadas:
- Queda no valor da passagem de R$ 5 para R$ 4;
- A fiscalização passa a ser realizada pela Secretaria de Segurança, em vez da Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca (EMDEF);
- Aumento no número de ônibus em circulação, passando de 88 para atender 54 linhas;
- Incremento no número de partidas por ponto de parada.
Além disso, a Itu Transportes deverá manter as gratuidades para pessoas com mais de 65 anos, pessoas com deficiência, pacientes em tratamento de câncer, HIV, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou em hemodiálise, conforme exigido no novo edital.
Contexto da nova licitação
A troca de empresa no transporte público de Franca se arrasta desde 2023, quando o contrato com a antiga operadora, a São José, foi rompido. Essa decisão ocorreu após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontar irregularidades no contrato de renovação assinado em 2019. Com a criação de uma comissão especial, a prefeitura trabalhou para organizar um novo contrato licitatório.
Vale destacar que a Itu Transportes pertence ao Grupo Belarmino, que também inclui a Viação São José, a mesma empresa que operava antes da nova licitação. O prefeito, no entanto, defende que, apesar da relação com a operadora anterior, o novo contrato proporciona uma maior autonomia para a fiscalização e, consequentemente, uma melhoria na qualidade do serviço.
Subsídios e custo da passagem
Um dos pontos mais controversos é o subsídio que será necessário para viabilizar a nova tarifa de R$ 4. De acordo com o edital, o valor de referência para a passagem é de R$ 8,22, o que significa que a diferença de R$ 4,22 será subsidiada pela prefeitura. Isso deve resultar em um custo anual aproximado de R$ 22 milhões aos cofres públicos.
O prefeito explicou que o subsídio é uma ferramenta essencial para garantir que os usuários paguem um valor justo, mesmo diante dos elevados custos de operação do sistema. “A passagem técnica, o valor técnico, é o que realmente custa para manter o sistema. O desafio é garantir que o usuário pague um valor acessível, enquanto a prefeitura arca com a diferença”, afirmou Alexandre Ferreira.
Transição e direitos dos usuários
Com a inclusão da nova empresa, um aspecto importante a ser tratado é a transição entre os serviços. A Itu Transportes terá um prazo de cinco dias para apresentar toda a documentação necessária após a licitação. Também será necessário um tempo de seis meses antes da nova empresa iniciar as operações.
Um dos desafios durante essa transição será a situação dos créditos já depositados nos cartões utilizados pelos passageiros da São José. O prefeito informou que medidas serão tomadas para garantir que os usuários não sejam prejudicados e que o valor dos créditos seja transferido para a nova operadora. “Precisamos alinhar com as duas empresas para que os usuários sejam atendidos corretamente nesse período de mudança”, ressaltou Ferreira.
O novo modelo de transporte público em Franca traz expectativas de melhorias significativas para a população, ao mesmo tempo que exige uma gestão cuidadosa e transparente para garantir que os benefícios cheguem a todos os usuários. Resta acompanhar as etapas de implementação e a qualidade do serviço que será oferecido pela Itu Transportes a partir de 2026.
Para mais atualizações sobre o transporte público na região, continue acompanhando as notícias em g1 Ribeirão e Franca.