No último dia 3, a Itu Transportes e Turismo foi anunciada como vencedora da licitação para a operação do transporte público de Franca, São Paulo. Pertencente ao Grupo Belarmino, juntamente com a Viação São José, que atuou na cidade desde 1957, a nova concessionária agora tem um prazo de cinco dias para apresentar a documentação necessária à Prefeitura, após a qual deverá iniciar suas atividades em até seis meses.
Futuro do transporte público em Franca
A Itu Transportes foi a única empresa a participar da concorrência pública, conforme as normas da licitação. Com sede em Itu, na região de Sorocaba, a nova prestadora de serviço deverá operar os ônibus da cidade pelos próximos 20 anos, de acordo com o contrato assinado. É uma etapa crucial após os diversos questionamentos que cercaram a antiga operadora, a Viação São José.
O edital da licitação traz garantias importantes às populações mais vulneráveis. Serão mantidas as gratuidades para pessoas com mais de 65 anos, idosos, pessoas com deficiência, pacientes com câncer, HIV, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aqueles que estão em tratamento de hemodiálise. Além disso, estudantes, empregadas domésticas, servidores públicos e trabalhadores sindicalizados terão direito a descontos em suas tarifas.
Impactos financeiros da transição
De acordo com as projeções financeiras elaboradas para o serviço de transporte público, o impacto será de R$ 2,6 milhões para 2025, R$ 23,5 milhões em 2026 e R$ 24,3 milhões em 2027. Tais números são fundamentais para a cidade se preparar para as mudanças financeiras previstas com a nova gestão.
O Observatório Social do Brasil (OSB) em Franca manifestou sua preocupação e prometeu um acompanhamento rigoroso do cumprimento contratual, enfatizando que as fiscalizações continuarão para assegurar que a qualidade do serviço oferecido à população não seja comprometida. A importância da atuação do OSB reflete a necessidade crítica de transparência e eficiência no transporte público da cidade.
Histórico de desafios no transporte público de Franca
A instabilidade no transporte público de Franca não é um problema novo. Em junho de 2023, quando a Viação São José anunciou um novo reajuste na tarifa das passagens, muitos usuários se manifestaram, afirmando que o preço não refletia a realidade do serviço prestado. As queixas culminaram no rompimento do contrato com a empresa, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificar várias irregularidades na renovação contratual realizada em 2019, sob a administração do ex-prefeito Gilson de Souza.
Naquela ocasião, durante um processo de renovação da concessão, vereadores optaram por se abster de votar, considerando que a decisão competia ao Executivo. Quando o projeto foi devolvido à prefeitura, o ex-prefeito optou por renová-lo por mais dez anos, mesmo sem a aprovação formal da Câmara, o que gerou a intervenção do TCE e a intervenção do Observatório Social do Brasil.
Desde então, uma comissão esteve encarregada de organizar um novo processo licitatório, com o objetivo de regularizar o serviço e trazer maior segurança para as operações públicas de transporte em Franca.
A expectativa pela mudança
Com a nova gestão, a população de Franca aguarda que os problemas enfrentados no transporte público nos últimos anos sejam resolvidos. A consolidação da Itu Transportes como prestadora de serviço promete não apenas melhorias na qualidade do transporte, mas também um compromisso com a inclusão e acessibilidade, pontos cruciais para o desenvolvimento social da cidade.
Com a nova abordagem sendo implementada, a expectativa é que a experiência de usuários mude para melhor, refletindo um serviço mais eficiente que atenda às necessidades de todos os cidadãos. A cidade está pronta para um novo capítulo em sua história de transporte público, enquanto os olhos se voltam para a adequação e a efetividade desse novo contrato.
Para mais informações sobre as últimas atualizações referentes a Franca e região, acesse o g1 Ribeirão Preto e Franca.