Brasil, 3 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Apple prepara ferramenta de busca com IA para competir com Google e OpenAI

A Apple planeja lançar uma nova ferramenta de busca na web com inteligência artificial, integrada à Siri e outros sistemas, em 2026.

A Apple pretende lançar, no próximo ano, uma ferramenta de busca na web baseada em inteligência artificial (IA), visando competir com empresas como OpenAI e Perplexity AI. Segundo fontes familiarizadas, o projeto, internamente chamado de World Knowledge Answers, está em desenvolvimento e deve fazer parte de uma reformulação da assistente de voz Siri.

Busca com IA na Apple: principais detalhes

A nova tecnologia será integrada à Siri, principal assistente de voz da Apple, e poderá também chegar ao navegador Safari e ao Spotlight, recurso de buscas na tela inicial do iPhone. A iniciativa busca transformar a Siri em um “mecanismo de respostas”, capaz de oferecer informações de forma rápida e precisa, utilizando modelos de linguagem de grande porte (LLMs, na sigla em inglês) — tecnologia central da IA generativa.

Colaboração com Google e avanço na tecnologia

Segundo fontes, a tecnologia por trás da nova Siri pode incorporar modelos desenvolvidos pelo Google, em um acordo recente entre as empresas. Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, revelou que equipes envolvidas na iniciativa já estão realizando testes com modelos do Google, incluindo o Gemini, que seria uma base para alimentar a nova busca.

Além disso, a Apple tem avaliado outras opções, como o modelo Claude, da Anthropic, ou mesmo desenvolver soluções internas. A preferência é por usar o modelo Gemini em servidores próprios, com tecnologia de nuvem privada, a fim de preservar a privacidade dos dados dos usuários.

Potencial da nova busca e impacto no mercado

A nova experiência deve envolver uma interface que utiliza texto, imagens, vídeos e pontos de interesse locais, além de um sistema de resumos com IA, tornando os resultados mais rápidos e precisos do que o atual Siri. A expectativa é que essa atualização seja lançada na primavera do Hemisfério Norte, como parte do iOS 26.4, previsto para março de 2026.

Essa movimentação acontece em um momento de forte concorrência no mercado de busca e IA, especialmente após decisões judiciais nos EUA que prolongaram o acordo do Google como mecanismo padrão nos dispositivos Apple. Como diz Eddy Cue, chefe de serviços, o uso de IA nas buscas deve representar uma mudança potencialmente disruptiva na Apple.

Desafios e estratégias

Nesse cenário, a Apple tem mantido a sua própria tecnologia de IA, chamada Foundation Models, para garantir a privacidade dos dados dos usuários, além de explorar parcerias com terceiros, como o Google, para acelerar o desenvolvimento. A colaboração entre Apple e Google também inclui acordos para o desenvolvimento de modelos de IA para integrar à Siri, com testes em andamento nesta semana.

Embora o projeto ainda esteja em fase de testes e ajustes, especialistas acreditam que o lançamento da ferramenta de busca com IA da Apple pode alterar o equilíbrio do mercado, que atualmente é dominado pelo Google. Segundo Eddy Cue, as buscas feitas pelo Google a partir de dispositivos Apple caíram significativamente nos últimos meses, indicando a busca por alternativas baseadas em IA.

Futuro da Siri e da busca na Apple

O chefe de engenharia de software da Apple afirmou que a reformulação da Siri visa criar uma assistente mais inteligente e capaz de interpretar melhor comandos complexos, com maior capacidade de navegação e compreensão de conteúdos pessoais. O projeto, chamado Linwood e LLM Siri, também deve envolver o desenvolvimento de um chatbot de busca, alinhado às tendências do mercado.

De acordo com fontes, a Apple está reunindo equipes exclusivas, lideradas por Craig Federighi e por Robby Walker, ex-chefe da Siri, para acelerar a implementação dessa nova estratégia de IA. Assim, a empresa busca não apenas aprimorar sua assistente, mas também reforçar seu posicionamento frente à crescente concorrência de gigantes do setor de tecnologia.

Para mais detalhes sobre o plano da Apple, acesse o fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes