Brasil, 3 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Time brasileiro definido para enfrentar a Grécia na Copa Davis

Jogadores foram convocados pela Confederação Brasileira de Tênis para duelo decisivo em Atenas nos dias 13 e 14 de setembro.

O Brasil já tem seu time definido para o embate contra a Grécia pelo Grupo Mundial 1 da tradicional Copa Davis. A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e conta com um grupo de tenistas promissores, liderados pelo carioca João Fonseca, número 45 do mundo. Os demais convocados são o paranaense Thiago Wild (143º), o campinense Matheus Pucinelli (281º) e a dupla formada pelo gaúcho Rafael Matos (48º) e o mineiro Marcelo Melo (52º).

Reunião de talentos em Atenas

A disputa será realizada em quadras de piso rápido, nos dias 13 e 14 de setembro, em Atenas. Uma vitória na partida será crucial para garantir o retorno do Brasil à fase classificatória na próxima temporada. O time convocado é o mesmo que enfrentou a França fora de casa em fevereiro, durante a fase classificatória do Final 8. Apesar da derrota por 4 a 0 naquele confronto, o técnico Jaime Oncis está confiante de que a situação atual dos jogadores é muito mais favorável.

“O João vem jogando muito bem em seu segundo ano como profissional, com experiências e conquistas recentes que falam por si. O Wild e o Pucinelli são jogadores que se adaptam bem a esse tipo de piso, e a dupla com Marcelo e Rafa, que jogam juntos há dois anos, mostrou-se excelente em suas últimas participações. Estamos confiantes de que podemos voltar de Atenas com uma vitória e contamos com o apoio da torcida brasileira”, afirmou Oncis.

Histórico e Rivalidade

Historicamente, Brasil e Grécia se enfrentaram apenas uma vez na Copa Davis, há mais de seis décadas. Em 1963, a dupla formada por José Edison Mandarino e Ronald Barros derrotou os gregos, contribuindo para a rica história do tênis brasileiro na competição.

Formato da competição

A competição contará com um total de cinco partidas. No primeiro dia, 13 de setembro, a partir das 11h (horário de Brasília), ocorrerão duas partidas de simples. No dia seguinte, 14, às 10h, serão disputados um jogo de duplas e uma outra partida de simples. Caso haja empate após as quatro partidas, uma partida de simples decidida será realizada para determinar o vencedor.

Perfil dos convocados

João Fonseca: O jovem carioca de 19 anos é o número um do Brasil e competirá pela quarta vez na Copa Davis. Iniciou 2025 na 145ª posição do ranking, mas rapidamente subiu após conquistar o ATP de Buenos Aires, seu primeiro título profissional, entrando no top 100. Em março, venceu o Challenger de Phoenix, subindo ainda mais no ranking.

Thiago Wild: O paranaense de 25 anos é o segundo melhor do País, com nove convocações para a Copa Davis. Ele tem em sua trajetória o título do Chile Open 2020 e a proeza de eliminar Daniil Medvedev em Roland Garros 2023, quando se destacou no circuito mundial.

Matheus Pucinelli: Natural de Campinas e com 25 anos, Matheus é o número 6 do Brasil e já conquistou cinco títulos, incluindo um Challenger no Chile em 2023. Ele se prepara para sua quinta participação no torneio.

Marcelo Melo: Com 41 anos e 27 participações na Copa Davis, ele traz uma vasta experiência ao time. Marcelo é o número 1 mundial em duplas, com 40 títulos no circuito, incluindo dois Grand Slams e nove Masters 1000.

Rafael Matos: O gaúcho de 29 anos é bicampeão do Rio Open e possui um incrível histórico em torneios de duplas, além de ter conquistado o Australian Open 2023 ao lado da compatriota Luísa Stefani. Atualmente, ele ocupa a 48ª posição no ranking de duplas.

Com esta convocação, o Brasil aposta em seu talento jovem e na experiência de seus jogadores para superar a Grécia e voltar a brilhar na Copa Davis. A expectativa é alta entre os torcedores que aguardam ansiosamente por esse confronto decisivo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes