Brasil, 2 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Oração de setembro de Leão XIV destaca a responsabilidade com a criação

Leão XIV pede reflexão sobre a relação do ser humano com a criação em nova intenção de oração, marcada por valores de respeito e cuidado.

O Papa Leão XIV dedicou o vídeo de intenção de oração de setembro à significativa relação do ser humano com a criação. Em um pedido de reflexão e ação, o pontífice reza uma oração inédita, clamando a Deus para que abra os olhos dos fiéis para a presença divina em toda a criação. Esse movimento se dá no contexto do Tempo da Criação, que une cristãos em uma jornada de cuidado e respeito à Terra, especialmente em momentos que celebram 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e uma década da encíclica Laudato si’ do Papa Francisco.

A oração inédita de Leão XIV

No vídeo, o Papa apresenta uma mensagem clara: “Ajuda-nos a descobrir a tua presença em toda a criação, para que, reconhecendo-a plenamente, nos sintamos e saibamos responsáveis por esta casa comum”. A oração convoca todos a entender que a vida em suas diversas formas deve ser respeitada e protegida. A ligação com a tradição franciscana é evidente nas palavras do pontífice, que ressoam o amor absoluto de Deus por todas as criaturas.

Senhor, Tu amas tudo o que criaste, e nada existe fora do mistério da tua ternura…

As imagens que acompanharam o vídeo são provenientes do documentário “São Francisco de Assis – Sinal de Contradição” e são uma representação poderosa do legado do santo e do magistério do Papa Francisco sobre a proteção do meio ambiente.

O vídeo de setembro e sua mensagem

A exaltação do cuidado pela criação foi profundamente reforçada pelo cardeal Michael Czerny, que participou da missa em comemoração ao aniversário de 10 anos da Laudato si’. Na celebração, o cardeal enfatizou que “o Jubileu da Esperança e o aniversário de 10 anos da Encíclica Laudato si’ nos convidam a viver um tempo de gratidão, compromisso e cuidado com a nossa casa comum”. Essas palavras ecoam um chamado à ação, lembrando que a justiça ambiental deve ser uma prioridade a ser abordada por todos os segmentos da sociedade.

Todos somos responsáveis pela casa comum

A destruição da natureza, desencadeada por ações humanas, afeta mais intensamente os mais pobres e vulneráveis. E assim, o Papa Leão XIV destaca que justiça ambiental é “uma necessidade urgente” que ultrapassa a proteção superficial do meio ambiente. “Trata-se de uma questão de justiça social, econômica e antropológica.” Reconhecendo a interdependência entre as criaturas e a natureza, o pontífice apela para que todos assumam a responsabilidade em cuidar da criação, tornando isso parte da fé e da humanidade.

Justiça ambiental, uma necessidade urgente

O Papa conclama a uma reflexão profunda sobre como a ação humana impacta na natureza e destaca a urgência de transformar esses atos em decisões conscientes que promovam a restauração do planeta. As mensagens do Papa em tempos de crise ecológica revelam não apenas uma postura doutrinária, mas uma abordagem prática que busca inspirar todos os fiéis a atuar em favor do meio ambiente.

Nas pegadas de São Francisco

Reverente à vida simplificada de São Francisco, Pe. Cristóbal Fones, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, sugere que a intenção de setembro nos lembra que a saúde do planeta está atrelada ao bem-estar de todas as criaturas. “A vida é um mistério a ser contemplado com gratidão e esperança”, exorta. Retornar a este estilo de vida mais harmônico com a natureza, menos consumista e mais fraterno é um legado que todos devem buscar seguir.

No contexto de celebrações especiais, como o Ano Santo de 2025, a mensagem de Leão XIV sobre a relação do ser humano com a criação se torna ainda mais relevante. As intenções de oração trazem um convite contínuo à contemplação e à ação. Reconhecendo o valor e a sacralidade de cada vida, o Papa nos incita a proteger e reconciliar com todos os seres, promovendo paz e sustentação em nossas comunidades e no mundo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes