Brasil, 2 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores de Jatobá do Piauí

Os vereadores João Moraes da Silva Neto, conhecido como Neto Fogo, e João Pereira da Silva Júnior, o Júnior Catiringa, ambos do Podemos, em Jatobá do Piauí, foram cassados por a fraude à cota de gênero na formação da chapa proporcional do partido nas eleições municipais de 2024. A decisão foi do juiz Carlos Marcello Sales Campos, da 7ª Zona Eleitoral de Campo Maior.

A ação foi movida pela Comissão Provisória Municipal do PDT, que acusou o Podemos de registrar candidaturas fictícias para cumprir a exigência legal de que ao menos 30% das vagas sejam preenchidas por mulheres. As candidatas Maria Madalena Alves de Oliveira e Maria Eduarda Silva da Mota, incluídas na chapa, tiveram apenas quatro votos cada, não realizaram atos de campanha e não apresentaram movimentação financeira, o que reforçou a suspeita de irregularidade.

Na sentença, o magistrado destacou que “as candidaturas foram lançadas com o propósito de preencher formalmente a cota de gênero, sem participação efetiva na disputa”. Com isso, todos os votos recebidos pelo partido na eleição proporcional foram anulados.

Além da cassação, Neto Fogo e Júnior Catiringa foram declarados inelegíveis por oito anos. A Justiça Eleitoral também determinou a retotalização dos votos e a redistribuição das vagas na Câmara Municipal de Jatobá do Piauí.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes